POLÍTICA

Entidades assistenciais cobram da PMU repasse de parcelas atrasadas

De cinco parcelas previstas até agora, as entidades receberam apenas duas e a situação traz dificuldades para a manutenção do serviço

Gisele Barcelos
Publicado em 25/06/2016 às 22:49Atualizado em 16/12/2022 às 18:21
Compartilhar

Instituições assistenciais conveniadas à Prefeitura cobram repasse atrasados. De cinco parcelas previstas até agora, as entidades receberam apenas duas e a situação traz dificuldades para a manutenção do serviço.

O dirigente de uma das instituições conveniadas, que preferiu não ser identificado, conta que o contrato firmado com a Prefeitura prevê o pagamento em 10 parcelas, repassadas de fevereiro a novembro. No entanto, até o momento, as entidades só receberam uma parcela em abril e outra em maio.

Conforme o dirigente, a expectativa era receber mais um repasse na semana passada, mas o dinheiro ainda não chegou. Ele ressalta que as instituições estão mantendo o atendimento previsto no convênio, porém os atrasos no pagamento da Prefeitura trazem dificuldades para quitar com as despesas do serviço prestado.

Por meio da assessoria de imprensa, o secretário municipal de Desenvolvimento Social, Roberto Indaiá, confirmou os atrasos no repasse e justificou que o problema se deve à crise financeira. Segundo ele, a situação gera atrasos nos repasses federais e estaduais à Prefeitura, o que dificulta o planejamento financeiro do município. Indaiá assegura que todos os pagamentos atrasados com as instituições assistenciais serão quitados. Ele adianta que será liberada mais uma parcela dos convênios até o fim deste mês.

O secretário não informa o cronograma para acertar o restante das pendências, mas posiciona que a administração está trabalhando para regularizar os repasses e colocar o pagamento em dia a partir do segundo semestre. Ainda assim o titular do Desenvolvimento Social reforça que a resposta depende do cenário nacional. “Esperamos que a situação financeira do país se estabilize e assim, sucessivamente, as finanças da União, do Estado e do município”, argumenta.

No ano passado foram assinados convênios com 64 instituições assistenciais de Uberaba. O grupo abrange entidades que atuam com pessoas com deficiência; abrigamento adulto, infanto-juvenil e residência inclusiva; ILPIs; apoio sociofamiliar; socioeducativo e comunidade terapêutica.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por