POLÍTICA

Sem recursos para manutenção, Dnit desativa radares das BRs

Assim como a Prefeitura está com radares desligados nas ruas de Uberaba por contenção de despesas, o Dnit alegou falta de recursos para manutenção dos equipamentos eletrônicos

Gisele Barcelos
Publicado em 25/06/2016 às 08:52Atualizado em 16/12/2022 às 18:21
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Foto/Jairo Chagas

Radares instalados recentemente na BR-050 deverão ser desligados por falta de recursos para manutenção

Assim como a Prefeitura está com radares desligados nas ruas de Uberaba por contenção de despesas, o Dnit alegou falta de recursos para manutenção dos equipamentos eletrônicos nas estradas e vai desativar os aparelhos de controle de velocidade nas rodovias federais sob concessão.

As estradas federais vão ficar sem 663 radares a partir de julho. Somente em Minas Gerais, 240 aparelhos vão parar de funcionar. O número corresponde a 35% do total. Na região de Uberaba, há dois radares instalados: um no trecho da BR-050 para Uberlândia e outro no segmento da BR-050 para Delta.

Os radares deveriam começar a ser gerenciados pelas concessionárias que administram as rodovias federais apenas no ano que vem, mas o Dnit antecipou o desligamento por causa do orçamento e informou as empresas da decisão por meio de ofício.

Conforme as informações do Dnit, a Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2016 previa um montante de mais de R$120 milhões para o programa de Controle de Velocidade na Malha Rodoviária Federal. O montante seria suficiente para manter as despesas até junho. O órgão abriu um pedido de crédito suplementar no valor de mais R$74 milhões para dar continuidade aos serviços, mas informou que nem mesmo com a aprovação do crédito adicional seria possível manter os equipamentos em funcionamento até dezembro.

Com isso, repassou a responsabilidade para as concessionárias e posicionou que serviços de manutenção de melhoria da via devem ser feitos pela empresa responsável pela concessão, conforme o contrato firmado com o governo federal.

A notícia do desligamento dos radares surpreendeu as empresas. A Triunfo Concebra, que administra as BRs 262,153 e 060, informou não ter sido notificada sobre a decisão do Dnit. Ainda assim, a concessionária adiantou que já iniciou os estudos na rodovia para detectar a necessidade de manter os equipamentos e quais os pontos serão deixados os radares.

Já a MGO Rodovias, que é responsável pelo trecho mineiro da BR-050, confirmou ter sido notificada por meio de um ofício do Dnit. O documento informou sobre a inoperação dos 12 radares instalados no trecho da rodovia. A concessionária irá aguardar um posicionamento da ANTT para pensar nas próximas ações.

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