POLÍTICA

Montes pode assumir liderança do PSD num eventual governo de Michel Temer

Além da oferta de ministérios, outras ações já estariam em negociação para um futuro governo Michel Temer (PMDB)

Marconi Lima
Publicado em 28/04/2016 às 22:59Atualizado em 16/12/2022 às 19:07
Compartilhar

Além da oferta de ministérios, outras ações já estariam em negociação para um futuro governo Michel Temer (PMDB). O vice-presidente estuda negociar com o PSDB o comando da Câmara dos Deputados a fim de garantir o apoio dos tucanos a seu provável governo.

E o comando da Casa pode parar nas mãos do PSD, atual partido do deputado federal Marcos Montes. De acordo com informações que circulam na imprensa nacional, a ideia agrada a lideranças de partidos que defendem maior equilíbrio de forças entre as siglas no Congresso. Basicamente, essas lideranças não querem que o PMDB fique ao mesmo tempo com as presidências da República, do Senado e da Câmara.

A ideia original do "centrão" é emplacar um dos seus na sucessão de Eduardo Cunha (PMDB). Nesse caso, os primeiros da lista são Rogério Rosso (PSD-DF) e Jovair Arantes (PTB-GO). Os dois ocuparam, respectivamente, a presidência e a relatoria da Comissão Especial do impeachment. Se eleito, Rosso, que é líder do PSD, abriria a vaga no comando das decisões do partido na Câmara. O posto poderia ser ocupado por Montes, que é um dos vice-líderes do partido. Além do deputado uberabense, também ocupam a vice-liderança do PSD os deputados Paulo Magalhães, Joaquim Passarinho, João Rodrigues, Danrlei Hinterholz (ex-goleiro do Grêmio), Herculano Passos, Rômulo Gouveia, Índio da Costa e Jefferson Campos.

FPA. Montes, que é presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), se reuniu com Temer na sala da vice-presidência, no Palácio do Planalto, onde entregou uma lista de prioridades para o setor do agronegócio e para o Brasil de um modo geral. Pelo menos dez deputados e três senadores, além das entidades do agronegócio, como Aprosoja e IPA (Instituto Pensar Agro), participaram do encontro. "A FPA foi a primeira frente parlamentar a se posicionar a favor do impeachment da presidente da República e precisa agora apoiar o vice, que irá substituí-la assim que ela for afastada pelo Senado", disse Marcos Montes.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por