POLÍTICA

Parceria para construção de novo Centro Administrativo fica parada

Apesar de empresas interessadas em discutir o modelo da PPP, as condições econômicas não estariam favorecendo o avanço do projeto

Gisele Barcelos
Publicado em 10/02/2016 às 22:54Atualizado em 16/12/2022 às 20:08
Compartilhar

Enquanto outras propostas de PPP (Parceria Público-Privada) avançaram no início deste ano, o projeto destinado à construção do novo Centro Administrativo continua estagnado. Havia expectativa de retomar a tramitação até o fim de 2015, o que não se concretizou.

O processo referente à implantação da nova sede foi lançado em 2014 e cinco empresas manifestaram interesse em realizar o estudo de viabilidade. No entanto, os trabalhos acabaram sendo suspensos em setembro do ano passado para reavaliação dos critérios exigidos para elaboração do modelo de parceria e também em função do cenário econômico do país.

De acordo com o secretário especial de Projetos e Parcerias, Glauber Faquineli, a PPP do Centro Administrativo permanece paralisada até o momento. Ele ressalta que não houve desistência de nenhuma das empresas participantes, que até voltaram a fazer contato extraoficialmente com a Prefeitura recentemente. Entretanto, nada ainda foi acertado sobre a retomada dos trabalhos.

Questionado, Glauber prefere não se manifestar se existe possibilidade de o projeto voltar a caminhar em 2016. Segundo ele, é necessário aguardar o comportamento do mercado para um posicionamento sobre o assunto. “Não tem previsão para retomar essa PPP por enquanto”, pondera.

Com a interrupção do processo de formatação da PPP, o secretário explica que também não chegou a ser indicado o terreno onde seria implantado o novo Centro Administrativo. Os estudos urbanísticos para identificar os eixos de desenvolvimento da cidade foram realizados por uma consultoria especializada e o material entregue à equipe técnica da Prefeitura para definir o melhor local para a instalação da futura sede, mas a análise está parada à espera de uma posição sobre a parceria. Apesar dos entraves, Glauber ressalta que o projeto da PPP destinada à construção do prédio não foi cancelada e apenas está em suspenso.

Andamento. Por outro lado, as PPPs referentes à iluminação pública e à manutenção dos prédios escolares da rede municipal estão já em fase final. A Prefeitura prepara editais para serem lançados ainda este ano, pois os estudos de viabilidade já foram finalizados. Arquivo

Centro Administrativo municipal apresenta problemas quanto à propriedade do imóvel e em 2014 teve processo iniciado de PPP para construir uma nova sede  

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por