POLÍTICA

Projeto estende horário do comércio das 7h às 22h durante a semana

Já foi protocolado e deve entrar em tramitação na CMU projeto que altera o Código de Posturas estabelece um novo horário de funcionamento

Marconi Lima
Publicado em 27/11/2015 às 08:52Atualizado em 16/12/2022 às 21:08
Compartilhar

Foto/Rodrigo Garcia/CMU

Vereador Samuel Pereira diz que inicialmente pensou na proposta somente para comerciantes do Abadia

Já foi protocolado e deve entrar em tramitação na Câmara Municipal de Uberaba (CMU) projeto que altera o Código de Posturas e estabelece um novo horário de funcionamento para o comércio local. De acordo com a proposta, as lojas poderiam abrir a partir de 7h e fechar às 22h, de domingo a domingo.

O autor da proposta é o vereador Samuel Pereira (PR). Ele disse que a ideia inicial era atender aos comerciantes da avenida Prudente de Morais, no bairro Abadia, que gostariam de estender o horário de funcionamento de suas lojas. Mas, em reunião com diretores da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Uberaba (Aciu) e Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), o parlamentar decidiu ampliar para toda a cidade a alternativa. “Vale lembrar que não é obrigatório as lojas funcionarem durante todo esse período. Por exemplo, quem trabalha no ramo agropecuário talvez não tenha necessidade de ficar até mais tarde com a loja aberta. Mas, se decidir optar por um horário maior de funcionamento, estará amparado em lei”, diz Samuel.

Sobre as questões de horários de funcionários, o vereador lembra que cada empresário pode estabelecer a programação que atenda ao estabelecimento. “Cada empresário faz o remanejamento que entender ser melhor para que seus funcionários cumpram normalmente a jornada de trabalho. Tudo isso pode ser negociado. E, claro, em acontecendo o retorno financeiro com o horário estendido do funcionamento do comércio, certamente haverá necessidade de contratações, o que irá gerar mais empregos”, ressaltou Samuel Pereira.

O projeto só poderá ser votado no plenário da Câmara após ter tramitação aprovada e receber os pareceres das comissões permanentes da Casa. A intenção de Samuel é que ele entre em pauta já nas reuniões ordinárias de dezembro.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por