POLÍTICA

Definição do gás depende da planta de amônia, diz Andrade

O gasoduto para abastecer a fábrica de amônia da Petrobras está garantido. Essa foi a fala ontem do vice-governador do Estado

Marconi Lima
Publicado em 03/10/2015 às 22:54Atualizado em 16/12/2022 às 21:59
Compartilhar

O gasoduto para abastecer a fábrica de amônia da Petrobras em Uberaba está garantido. Essa foi a fala ontem do vice-governador do Estado, Antônio Andrade (PMDB), durante a audiência pública promovida pela Câmara Municipal para discutir a construção da tubulação para o transporte de gás natural para abastecer a unidade de amônia.

De acordo com Andrade, falta a Petrobras aceitar vender 51% das ações da fábrica para um investidor privado, mas, segundo ele, a empresa brasileira aceita somente a venda de 49%, o que estaria inviabilizando algumas propostas para a entrada de parceiros no negócio. O vice-governador confirmou ainda que empresas estrangeiras já manifestaram interesse no investimento. “Em relação ao gasoduto, está tudo certo, o que precisa definir é quanto à fábrica de amônia. Se tiver a fábrica, terá o gasoduto”, garantiu Antônio Andrade.

O presidente da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), Mateus de Moura Lima Gomes, também fez coro com o vice-governador. “Quando a fábrica de amônia for inaugurada, o gasoduto para abastecê-la estará pronto. O que nós sabemos é que a unidade de Três Lagoas (MS) também está parada e não é por problemas no abastecimento do gás”, ressaltou.

Antônio Andrade lembrou a importância estratégica para a construção dessa unidade em Minas, que, com a de Mato Grosso do Sul, reduziria a dependência do Brasil da importação de fertilizantes. Dados da Sociedade Nacional de Agricultura apontam que de 70% a 75% do fertilizante utilizado no Brasil é importado. Os produtores brasileiros aumentaram em 13,7% o consumo de fertilizantes nos últimos quatro anos, passando de 28,326 milhões de toneladas em 2011 para 32,209 milhões de toneladas em 2014.

A audiência foi pedida por meio de requerimento assinado pelo presidente da Câmara, Luiz Dutra (PMDB), do primeiro secretário e presidente da Comissão de Desenvolvimento Econômico, Samuel Pereira (PR), e do líder do Executivo, Elmar Goulart (SD). Segundo Samuel, este assunto está se prolongando há anos. “O momento foi oportuno para realizar a audiência, uma vez que estiveram presentes o vice-governador do Estado, Antônio Andrade, o presidente da Gasmig, Eduardo Lima Andrade Ferreira, e o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Altamir Rôso”, destacou Samuel.

A audiência integra a programação da ExpoCigra, cuja programação continua hoje e amanhã no Parque Fernando Costa.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por