POLÍTICA

Cortes no Farmácia Popular podem aumentar demanda

O secretário municipal de Saúde, Marco Túlio Cury, defende mobilização para reverter corte no programa Farmácia Popular em 2016

Gisele Barcelos
Publicado em 02/10/2015 às 08:26Atualizado em 16/12/2022 às 22:00
Compartilhar

Foto/Arquivo

Secretário municipal de Saúde, Marco Túlio Cury defende mobilização das prefeituras contra os cortes

O secretário municipal de Saúde, Marco Túlio Cury, defende mobilização para reverter corte no programa Farmácia Popular em 2016. A polêmica surgiu porque o orçamento federal que está no Congresso Nacional não prevê recursos para manter os descontos no preço dos medicamentos oferecidos pelo programa a partir do ano que vem. Com isso, o valor dos itens deve aumentar e os pacientes migrarem para as farmácias da rede municipal.

Em nota divulgada ontem, o Ministério da Saúde posicionou que o corte atinge apenas a parte do programa que oferece 90% de desconto, em farmácias credenciadas, para a compra de medicamentos para rinite, colesterol, mal de Parkinson, glaucoma, osteoporose, anticoncepcionais e fraldas geriátricas.

O texto ainda esclarece que a proposta encaminhada ao Congresso mantém os recursos para fornecimento gratuito de medicamentos para controle de diabetes, hipertensão e asma, tanto em unidades próprias da Farmácia Popular quanto em lojas credenciadas.

De acordo com o secretário municipal de Saúde, o governo federal ainda comunicou oficialmente sobre qualquer corte no programa farmácia popular. No entanto, ele analisa que a medida deverá fazer muitos usuários do programa migrarem para a rede municipal e a nova demanda vai causar sobrecarga à administração local.

Por isso, o titular da pasta acredita que as prefeituras devem se mobilizar para tentar reverter a situação. “Precisamos verificar quem vai pagar a conta e o que fazer para a população não ficar desassistida [...] Seria mais um transtorno para os municípios”, ressalta.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por