POLÍTICA

Vereadores questionam a venda de objetos de Chico Xavier em leilão

A inclusão de objetos pessoais do médium Chico Xavier em leilão beneficente foi questionada na Câmara Municipal de Uberaba (CMU)

Marconi Lima
Publicado em 23/08/2015 às 19:04Atualizado em 16/12/2022 às 22:39
Compartilhar

A inclusão de objetos pessoais do médium Chico Xavier em leilão beneficente foi questionada na Câmara Municipal de Uberaba (CMU). Os pertences do líder espírita estarão no Leilão Arca de Noé, uma promoção do Instituto Boa Fé e Rotary Clube Uberaba para arrecadar recursos que serão doados ao Hospital Dr. Hélio Angotti e à Escola de Surdos Dulce de Oliveira.

O presidente da CMU, Luiz Dutra (SD), sugeriu a elaboração de requerimento a ser encaminhado ao filho do médium, Eurípedes Higino, solicitando que os objetos, ao invés de colocados à venda em leilão, sejam destinados ao Memorial Chico Xavier, que deve ser inaugurado ainda este ano. Já o vereador Kaká Se Liga (PSL) propôs que os objetos sejam arrematados e o comprador faça a doação, com direito de ser identificado no local em que forem expostos.

Dutra disse que a intenção é encaminhar ofício aos organizadores do evento solicitando que sejam preservados os objetos pessoais de Chico Xavier, para que eles possam integrar o acervo do Memorial, cuja obra está praticamente pronta no Parque das Américas, ao lado da Mata do Carrinho. A proposta do presidente contou com a adesão de outros vereadores, que ressaltaram a necessidade de se preservar a memória de um dos mais importantes médiuns do mundo.

A doação do filho de Chico Xavier consiste em um busto, um boné e os óculos usados por ele em vida. Kaká sugeriu que as peças sejam levadas a leilão para que haja a arrecadação dos recursos a serem destinados às entidades, mas que os organizadores estabeleçam o compromisso com os interessados na compra de, posteriormente, destiná-las ao Memorial. Na exposição dos objetos, a direção do órgão será obrigada a indicar o nome do doador que arrematou as peças no leilão. “Tenham certeza, somente o tempo dirá quem realmente foi Chico Xavier, e nós temos a honra de ter vivido e conhecido um homem santo, ou um santo homem”, concluiu Luiz Dutra.

Os organizadores do leilão já se posicionaram no sentido de que pretendem manter a venda das peças. A meta é arrecadar R$120 mil, mais R$20 mil provenientes da corrente solidária. O leilão acontece em 29 de agosto, a partir de 12h, no Jockey Park.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por