POLÍTICA

Uberaba pode aderir a movimento da AMM e fechar PMU em agosto

Uberaba poderá aderir à paralisação proposta pela Associação Mineira dos Municípios. A medida já foi confirmada em 98 prefeituras

Gisele Barcelos
Publicado em 30/07/2015 às 22:15Atualizado em 16/12/2022 às 23:03
Compartilhar

Uberaba poderá aderir à paralisação administrativa proposta pela Associação Mineira dos Municípios (AMM). A medida já foi confirmada em 98 prefeituras do Centro-Oeste e Sul de Minas. Hoje, prefeitos foram convocados para reunião em Belo Horizonte e será discutida a possibilidade de estender o manifesto às demais cidades do Estado. A proposta da AMM é apenas um recesso nas áreas administrativas das prefeituras entre os dias 17 e 21 de agosto. Os serviços de Saúde, limpeza urbana e Educação não serão afetados.

O prefeito Paulo Piau (PMDB) participará do encontro com os demais gestores e afirma que Uberaba ingressará no manifesto se houver adesão coletiva dos municípios. “A situação não está boa para ninguém. O quadro está caótico e não temos como reduzir gastos na Educação e na Saúde, por exemplo. Então, estarei junto com a maioria dos prefeitos”, declara.

Apesar de ser contrário à medida, o presidente da Amvale (Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Rio Grande) e prefeito de Conceição das Alagoas, Celson Pires, também garante que seguirá o posicionamento do grupo. Pires reforça que os municípios estão com dificuldades para fechar as contas, enquanto os repasses federais e estaduais estão atrasados este ano ou com perspectiva de redução.

Por isso, é necessário buscar estratégias para resolver o impasse e sensibilizar o governo quanto à situação das prefeituras. “Nesse país tudo se faz com pressão. Não sou adepto a isso. Acho complicado paralisar meu município, mas também é difícil ficar nessa situação. Se tiver um meio menos agressivo, eu preferiria. Mas sou apenas prefeito de cidade pequena, então vamos discutir e ver o que a maioria vai decidir”, justifica.

A prefeitura de Estrela do Indaiá, no Centro-Oeste, foi a primeira a decretar recesso administrativo, de 27 a 31 de julho, para conter gastos. No município, também estão previstas para o período a suspensão de compras no âmbito do Poder Executivo, redução do uso da patrulha mecanizada, racionalização de viagens, entre outras medidas.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por