POLÍTICA

Piau diz durante reunião pública que BRT pode favorecer comércio

Apesar da garantia de compartilhamento da faixa de ônibus e de continuidade do estacionamento nas vias, houve novamente reação contrária de comerciantes ao projeto

Gisele Barcelos
Publicado em 28/07/2015 às 14:42Atualizado em 16/12/2022 às 03:22
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Prefeitura realizou mais uma reunião para discutir sobre nova etapa do BRT em fase de implantação. Apesar da garantia de compartilhamento da faixa de ônibus e de continuidade do estacionamento nas vias, houve novamente reação contrária de comerciantes ao projeto.

Rebatendo as críticas, o prefeito Paulo Piau (PMDB) argumentou que a administração tem uma política voltada ao fortalecimento das pequenas empresas locais e está aberta para dialogar com os lojistas. Por outro lado, ele ressaltou que os usuários estão satisfeitos com o novo sistema e será necessário dar tempo para a adaptação ao novo modelo. “Nenhuma cidade onde o BRT já foi implantado passou sem conflito, mas depois [as partes envolvidas] passam a fazer uma defesa consistente do sistema. O BRT, na verdade, fortalece o comércio por onde passa”, avaliou.

Além disso, o prefeito voltou a afirmar que a queda no movimento no comércio da região central não pode ser atribuída somente às mudanças no transporte coletivo. Ele lembra que o país enfrenta um momento de recessão econômica e o consumidor está cortando gastos, o que impacta as vendas no varejo.

Já o secretário municipal de Planejamento, Marcondes Freitas, detalhou o projeto do eixo Sudeste, que abrange as avenidas Guilherme Ferreira, Nelson Freire, Abílio Borges e Bandeirantes. Além da faixa de ônibus compartilhada com veículos e a permissão de estacionamento ao longo das vias, o arquiteto garantiu que não serão colocados tachões no trecho.

Freitas também explicou que as vias terão a sinalização projetada para não afetar o transporte coletivo e garantir agilidade para o tráfego dos ônibus, com dispositivos para comunicar a abertura dos sinais com a proximidade dos ônibus. Para o funcionamento do sistema, a conversão à esquerda será proibida no trecho.

O corredor Sudeste tem 3,7km de extensão e contará com nove estações. O projeto prevê estruturas retangulares e não mais as estações-tubo. Também foram feitas mudanças no modelo de refrigeração e cobertura para evitar os problemas vivenciados na primeira etapa.

Outro ponto ressaltado pelo secretário é que a Prefeitura realizou uma sondagem prévia no asfalto existente nas vias e já foram identificadas as áreas que precisam de nova pavimentação para comportar o trânsito dos ônibus BRT, sem danos ao pavimento.

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