POLÍTICA

Dutra quer fomentar aprendizado coletivo ao criar biblioteca para Escola do Legislativo

A ideia da biblioteca é fomentar, pelo aprendizado coletivo, o pleno desenvolvimento da pessoa

Marconi Lima
Publicado em 27/07/2015 às 07:35Atualizado em 16/12/2022 às 23:06
Compartilhar

Fot Jairo Chagas

Luiz Dutra diz que a biblioteca dará suporte técnico-administrativo também às atividades da Câmara Municipal

A Câmara Municipal de Uberaba (CMU) inicia a implantação da Escola do Legislativo, logo após a inauguração do novo anexo, que abrigará os gabinetes dos vereadores. Na estrutura física da Escola do Legislativo também será criada a “Biblioteca Legislativa”, que dará suporte técnico-administrativo às atividades da Câmara Municipal e dos próprios ‘alunos’.

A ideia da biblioteca, de acordo com o presidente da CMU, vereador Luiz Dutra (SD), é fomentar, pelo aprendizado coletivo, o pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho com livros específicos de cada área.

Poderão frequentar a Escola do Legislativo os adolescentes de 14 a 18 anos, conforme disciplina o Estatuto da Criança e do Adolescente, que estejam matriculados em escola da rede de ensino de Uberaba. A instituição vai seguir os critérios estabelecidos pelo Ministério da Educação e Cultura, atendendo também o cidadão de modo geral para a sua integração no núcleo familiar, político e social, “onde a cidadania é obra do Parlamento”, prevê a normativa.

A Escola do Legislativo também terá a atribuição de preparar o planejamento estratégico e administrativo da Câmara Municipal, dentro de suas competências, em cooperação com instituições de ensino, solicitando para tanto, informações às unidades da Câmara. Ela promoverá ainda, a cada dois anos, um Congresso com a finalidade de avaliar, discutir e refletir sobre o papel institucional e conjuntura dos parlamentos no Brasil.

No campo profissionalizante, a instituição também atuará no sentido de propiciar aos parlamentares, servidores municipais e ao cidadão a possibilidade de complementarem seus estudos em todos os níveis de escolaridade até a Pós-Graduação (Lato Sensu e Stricto Sensu). Vai ainda proporcionar aos servidores conhecimentos básicos para o exercício de funções diversas dentro da CMU, associando a teoria à prática.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por