POLÍTICA

Criminalidade faz PM abrir mais vagas em concurso para Uberaba

Este é o segundo concurso anunciado pelo Estado para o aumento do efetivo da Polícia Militar só em 2015. Ao todo, foram abertas 1.590 vagas

Gisele Barcelos
Publicado em 16/07/2015 às 22:37Atualizado em 16/12/2022 às 03:24
Compartilhar

Polícia Militar lançou novo concurso para soldados, desta vez com foco na demanda das cidades do interior. A região de Uberaba, que engloba 31 municípios, terá a maior quantidade de vagas do edital: serão 180 policiais, enquanto a regional de Uberlândia receberá um total de 150 militares. O aumento do efetivo da corporação vem sendo reivindicado desde o ano passado pelo prefeito Paulo Piau (PMDB) ao Estado.

O secretário municipal de Defesa Social, Trânsito e Transportes, Wellington Cardoso, analisa que a região foi contemplada com uma quantidade maior de vagas porque os índices de criminalidade são alarmantes, situação apresentada em diversas reuniões com o governo mineiro.

Cardoso ressalta que a distribuição do efetivo está sendo conduzida pelo comando local da PM e ainda não há estimativa de quantos soldados serão destinados exclusivamente para Uberaba. No entanto, ele salienta que a abertura do novo concurso já representa um avanço para o atendimento da demanda local. “Se basearmos em nosso efetivo atual, vamos ter um ganho em torno de 30% no número de policiais”, pondera.

O secretário acrescenta ainda que o edital estabelece que o curso de formação será realizado no 4º Batalhão da Polícia Militar. Com isso, a corporação terá um reforço a partir de 2016. “No fim do ano que vem, os soldados em formação já podem ser empenhados para algumas ocorrências de rua”, afirma.

Os 180 militares previstos para a região de Uberaba também vão atender às cidades de Água Comprida, Campo Florido, Veríssimo, Conceição das Alagoas, Pirajuba, Delta, Araxá, Tapira, Sacramento, Conquista, Ibiá, Pratinha, Campos Altos, Santa Rita da Serra, Perdizes, Pedrinópolis, Nova Ponte, Santa Juliana, Iturama, Carneirinho, Campina Verde, Limeira d’Oeste, União de Minas, Frutal, Comendador Gomes, Itapagipe, São Francisco de Sales, Fronteira, Planura.

Este é o segundo concurso anunciado pelo Estado para o aumento do efetivo da Polícia Militar só em 2015. Ao todo, foram abertas 1.590 vagas, sendo 1.431 para homens e 159 para mulheres. Os candidatos precisam ter entre 18 e 29 anos e ser formado em qualquer curso de ensino superior. O salário base é de R$3 mil. As inscrições devem ser feitas somente pela internet, a partir do dia 10 de setembro. O valor da taxa de inscrição é de R$122,95. As provas serão realizadas em dezembro e o curso de formação começa em julho de 2016. O treinamento tem duração de nove meses.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por