POLÍTICA

Após 15 meses, Alaor Vilela deixa a Secretaria da Fazenda

Após quinze meses, o titular, Alaor Vilela, deixou ontem o cargo. No lugar dele assume, interinamente, o assessor-geral de Orçamento e Controle, Wellington Gaia

Daniela Brito
Publicado em 01/07/2015 às 16:10Atualizado em 16/12/2022 às 23:30
Compartilhar

Fot Jairo Chagas

Alaor deixa a Secretaria da Fazenda alegando razões pessoais e passa função ao assessor de Orçamento 

Secretaria da Fazenda tem novo comando em Uberaba. Após quinze meses, o titular, Alaor Vilela, deixou ontem o cargo. No lugar dele assume, interinamente, o assessor-geral de Orçamento e Controle, Wellington Gaia. Alaor Vilela assumiu a pasta em março do ano passado, no lugar de Wellington Fontes, que deixou a equipe em meio a uma grande reforma da equipe do prefeito Paulo Piau. À época, houve trinta mudanças no primeiro e segundo escalões do governo municipal.

O agora ex-secretário diz que deixa o cargo em comum acordo com o prefeito Paulo Piau (PMDB), sem nenhum trauma ou algum tipo de desacordo. “Nós tínhamos um prazo para que eu pudesse organizar toda a secretaria. Agora vou voltar a cuidar das minhas coisas, mas continuarei assessorando o prefeito. Tudo foi acertado em comum acordo”, afirma. Segundo ele, o trabalho de assessor de gabinete será para terminar a implantação de alguns sistemas de custos que estão em andamento e a reavaliação de ativos, além de projetos em andamento para o município. “Não vou virar as costas para o prefeito nem para a cidade de Uberaba”, garante.

Ele nega que sua saída esteja relacionada ao agravamento das contas do município, como vem sendo cogitado nos bastidores. Segundo informações extraoficiais, o rombo no orçamento pode passar de R$100 milhões em 2015. “Isso não existe. Eu seria um covarde se fosse por aí. Não tem nada a ver. Eu, com 72 anos, não tomaria uma atitude desonrosa dessa”, garante.

Alaor Vilela explica que quando assumiu o cargo, em março do ano passado, havia déficit no orçamento que teria de ser administrado, reconhecendo apenas que esta situação continua. Porém, ele diz que o quadro é nacional e não apenas de Uberaba. “Não é um fato isolado”, coloca.

Ele ainda revela que o novo secretário interino vem há um mês o acompanhando no trabalho para tomar pé da situação e, por isso, não haverá solução de continuidade, ou seja, algum tipo de interrupção na Sefaz. “É uma pessoa de extrema experiência”, diz. Por outro lado, o ex-secretário evita comentar como está a saúde financeira do município, deixando esta pergunta para o seu substituto.

Em entrevista ao Jornal da Manhã, o prefeito também negou que a substituição na pasta esteja relacionada às contas municipais, assegurando que a decisão foi de ordem pessoal de Alaor Vilela. Piau também nega que haveria um rombo nas contas públicas, afirmando que a informação não passa de “especulação”. O servidor de carreira Jorge Cardoso Macedo assumirá a vaga de Wellington Gaia na assessoria-geral de Orçamento e Controle.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por