POLÍTICA

Audiência pública sobre a flexibilização do porte de armas divide opiniões na CMU

O presidente da Casa, Luiz Dutra (SD), destacou a importância de se discutir um assunto que está na ordem do dia

Marconi Lima
Publicado em 30/06/2015 às 07:43Atualizado em 16/12/2022 às 23:30
Compartilhar

Fot Rodrigo Garcia/CMU

Com plenário lotado, aconteceu ontem a audiência pública sobre a questão do desarmamento em Uberaba

Com plenário lotado, a Câmara Municipal de Uberaba promoveu ontem mais um debate técnico – que teve o caráter de audiência pública – da Comissão Especial de Análise do projeto que prevê a flexibilização do comércio, porte e posse de armas da Câmara Federal.

A Câmara dos Deputados decidiu formar a comissão especial, que é presidida pelo deputado federal Marcos Montes (PSD), para ouvir a opinião da sociedade civil organizada e a comunidade, de forma geral, por todas as regiões do Brasil. Uberaba é a única cidade do interior do país que recebeu o evento, uma realização conjunta do Legislativo municipal e a comissão especial.

O presidente da Casa, Luiz Dutra (SD), destacou a importância de se discutir um assunto que está na ordem do dia e que envolve segurança pública. “A Câmara está aberta para o debate, para discutir as questões que envolvem o dia a dia de nossa sociedade, e este é um assunto que está diretamente ligado a todos nós, pois envolve a segurança pública”, destacou.

Montes lembrou que a dinâmica do debate é a mesma utilizada em todas as cidades onde a comissão promoveu o evento. “Temos seis debatedores, sendo três que se colocam a favor da flexibilização e três contra, como temos aqui também colegas deputados que são a favor e contra. Essa medida só vem a enriquecer o nosso debate”, disse Montes.

Um relatório com as propostas formuladas no debate será apresentado na Câmara dos Deputados. O relator da comissão, deputado federal Laudívio Carvalho (PMDB-MG), prometeu utilizar em seu texto final o conteúdo do que foi debatido em Uberaba. “Garanto a todos aqui que será um relatório técnico, totalmente independente. Quero fazer o melhor trabalho possível sobre essa questão”, prometeu.

Além deles, também compareceram ao evento o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSC-SP), Edson Moreira (PTN-MG); os deputados estaduais Antônio Lerin (PSB) e Tony Carlos (PMDB); o vice-prefeito Almir Silva (PTdoB), e vereadores.

A tese da flexibilização foi defendida pelo chefe do 5º Departamento de Polícia Civil, delegado Ramon Bucci; por Iris Nogueira, empresário do setor de segurança, e pelo coordenador dos Oficiais de Justiça Estaduais de Uberaba/MG, Fábio Ricardo Silva Gonçalves. Do outro lado, para demonstrar que a flexibilização não é viável, estiveram Washington Abadio da Silva, coordenador da Pastoral Universitária e do curso Escola da Fé e Política; Rubens Correia, criminólogo, professor de Direito Penal e de pós-graduação, além de coordenador do curso de Criminologia do Instituto Paulista de Estudos Bioéticos e Jurídicos de Ribeirão Preto (IPEBJ), e o comandante da 5ª Região Militar, coronel PM Edvaldo Piccinini Teixeira.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por