POLÍTICA

Andrade diz que Estado busca parceiros para planta de amônia

Vice-governador revelou ontem que o governo mineiro está em contato com outros grupos econômicos para viabilizar a implantação

Gisele Barcelos
Publicado em 24/05/2015 às 16:22Atualizado em 17/12/2022 às 00:01
Compartilhar

Com a Petrobras em fase de desinvestimento e risco de interrupção na obra da fábrica de amônia, o vice-governador Antônio Andrade (PMDB) revelou ontem que o governo mineiro está em contato com outros grupos econômicos para viabilizar a implantação da planta em Uberaba.

O peemedebista afirma haver preocupação com a desaceleração no ritmo das obras em Uberaba. Em março, foi confirmada a dispensa de 400 operários e o projeto caminha em passo lento. As dúvidas quanto ao futuro do empreendimento crescem com as informações sobre corte no plano de negócios da Petrobras.

Diante da situação, Andrade explica que a busca de parceiros pode ser uma alternativa para a continuidade do projeto. “Estamos trabalhando outros grupos econômicos que possam absorver a fábrica, se a Petrobras demorar a construir”, acrescenta, destacando que a planta de amônia é um investimento estratégico para a autonomia do agronegócio.

O vice-governador também voltou a afirmar que o Estado construirá o gasoduto para abastecimento da fábrica e descartou atrasos na entrada em operação da unidade por causa do entrave no traçado do duto. No entanto, ele não adiantou data para o anúncio do empreendimento.

Saúde. Andrade também não apresentou previsão para liberação de verba de R$1 milhão para o término das obras do Hospital Regional. O vice-governador assegurou o pagamento dos recursos ao município e afirmou que o projeto é uma prioridade da gestão, mas ressaltou que as dificuldades financeiras enfrentadas no início do mandato. Ele argumenta que a dívida herdada do governo anterior chega a R$7 bilhões e ainda não houve tempo hábil para equilibrar a situação financeira.

“Não tem data ainda [para liberar a verba]. Não temos os recursos. Vamos terminar os hospitais que o governo passado começou e não terminou. Não deixaram recurso e nem previsão orçamentária para a construção desses hospitais”, alfineta.

Mesmo sem uma previsão para a chegada dos recursos restantes do convênio com o Estado, o prefeito Paulo Piau (PMDB) mantém a expectativa de abertura do Hospital Regional em 2015. Segundo ele, a Prefeitura está arcando sozinha com as despesas por enquanto para as obras continuarem andamento, mas a execução está em ritmo mais lento por causa da escassez de recursos. “Não tem dúvida, o hospital abre este ano. Entendemos situação financeira do governo estadual, mas não pode demorar muito. Tem gente com dificuldade e até perdendo a vida por falta de leito hospitalar. Vida não tem preço. É muito pouco dinheiro para perder uma vida sequer. Esse assunto será resolvido em breve”, finaliza.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por