POLÍTICA

Geração de emprego menor vira tema de audiência pública

A queda na geração de empregos no mês de março em Uberaba será tema de uma audiência pública na Câmara Municipal (CMU)

Marconi Lima
Publicado em 26/04/2015 às 15:47Atualizado em 17/12/2022 às 00:24
Compartilhar

A queda na geração de empregos no mês de março em Uberaba será tema de uma audiência pública na Câmara Municipal (CMU). Considerando a lista de 110 municípios mineiros com mais de 30 mil habitantes, Uberaba ocupa a 105ª posição no ranking da evolução do emprego formal no mês de março de 2015, com um saldo negativo de 711 empregos perdidos. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), órgão ligado ao Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

O fato motivou o vereador Cléber Cabeludo (Pros) a propor a audiência, prevista para a segunda quinzena de maio. A ideia do parlamentar é reunir a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e todos os segmentos do comércio e da indústria para verificar o que causou este declínio repentino.

O vereador está de licença médica desde o último dia 13, devendo retomar as atividades justamente na segunda semana do mês de maio. “Não poderia cruzar os braços diante de uma notícia estarrecedora. Precisamos agir com urgência para reverter esse quadro”, afirmou Cléber Cabeludo. Ele destacou que neste período de licença não está alheio aos problemas de Uberaba e que seus assessores parlamentares o mantêm informado diariamente e, na medida do possível, busca solucionar todas as demandas.

Empregos. O pior desempenho foi sentido pela construção civil, que admitiu 1.031 pessoas, mas demitiu 1.484, resultando no saldo negativo de 453 empregos perdidos. O setor de serviços contratou 1.465 trabalhadores e desligou 1.608, gerando saldo negativo de 143 vagas.

Em Minas Gerais, foram eliminados 3.469 empregos celetistas, equivalentes à retração de 0,08% em relação ao estoque de assalariados com carteira assinada do mês anterior. No ranking, Uberaba só está à frente de Itabira (-719 postos), Betim (-993 postos), Contagem (-1.131 postos), Ipatinga (-1.326 postos) e de Belo Horizonte (-2.315 postos).

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por