POLÍTICA

Piau atribui queda no ranking de empregos a corte de operários na fábrica de amônia

O prefeito Paulo Piau espera reverter queda de Uberaba no ranking estadual de empregabilidade já na próxima avaliação

Gisele Barcelos
Publicado em 25/04/2015 às 23:09Atualizado em 17/12/2022 às 00:25
Compartilhar

O prefeito Paulo Piau (PMDB) espera reverter queda de Uberaba no ranking estadual de empregabilidade já na próxima avaliação realizada pelo Ministério do Trabalho. O município despencou do 2° para 105° lugar no último relatório sobre a geração de empregos entre as cidades mineiras com mais de 30 mil habitantes.

Piau analisa que o corte de operários na obra da fábrica de amônia provavelmente está relacionado ao saldo negativo de postos de trabalho verificado em março. Os dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) apontam que a Construção Civil foi o segmento com pior desempenho no período, totalizando 453 vagas perdidas. O número é similar ao total de trabalhadores dispensados pelo consórcio Toyo Setal no mês passad aproximadamente 400 operários, cortados após o cancelamento de contrato com uma das empreiteiras.

De acordo com o prefeito, uma mobilização foi feita através do Sine/Uberaba para absorver a mão de obra em outras empresas do setor, pois a Vale Logística e a Triunfo estavam com processos abertos para recrutamento de pessoal. Além disso, ele afirma que a cidade tem outras empresas em implantação e também experimenta aquecimento na área de habitação.

Assim, o chefe do Executivo ressalta que a oferta de postos de trabalho deverá se recuperar em breve. “Nós mantivemos 2013 e 2014 praticamente no topo [...] Não é porque fomos para 105ª posição no último levantamento que temos que desesperar. Mês que vem voltamos [a subir] por conta da chegada de novas empresas. Regredimos um pouco agora, mas vamos recuperar”, disse, justificando que o mercado tem comportamento cíclico.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por