POLÍTICA

Mapa equivocado subsidiou erro na divisa entre Uberaba e Uberlândia

Avançam tratativas com vistas a restabelecer falha verificada na instalação de placa que identifica a divisa entre os municípios de Uberaba e Uberlândia e cujo erro acabou se traduzindo em outro

Publicado em 24/04/2015 às 08:16Atualizado em 17/12/2022 às 00:26
Compartilhar

Avançam as tratativas com vistas a restabelecer falha verificada na instalação de placa que identifica a divisa entre os municípios de Uberaba e Uberlândia e cujo erro acabou se traduzindo em outr a instalação da praça de pedágio como se fosse na cidade vizinha, quando na verdade está no lado de Uberaba, além de transtornos outros como os relativos à localização de propriedades rurais.

Ontem, o presidente da Câmara, vereador Luiz Dutra, esteve em Uberlândia com diretor-presidente da MGO Rodovias, Elvécio Ferreira Soares, que, conforme Dutra, “reconheceu a situação e se mostrou ainda mais convencido diante de documentação apresentada”. O vereador entregou ao diretor-presidente da empresa leis, mapas e memorial descritivo. Elvécio informou que a MGO já contatou o Instituto de Geoinformação e Tecnologia/IGTEC e que aguarda o laudo apontando a divisa correta.

Por outro lado, segundo o presidente da Câmara, não houve má-fé da empresa, já que restou comprovado que o próprio município de Uberaba estava equivocado e, com isto, incorreu involuntariamente ao erro na demarcação, haja vista mapa em seu endereço virtual ww.uberaba.mg.gov.br/portal/acervo/desenvolvimento_economico/arquivos/uberaba_em_dados/edição_2009/capitulo_01.pdf (“Uberaba em dados”), utilizado como orientação pela MGO para a afixação da placa. Da mesma forma, corroborado pelo Dnit e Polícia Rodoviária Federal, também com mapa errado.

Diante disto, Luiz Dutra vai notificar a Prefeitura de Uberaba, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, bem como a PRF e o Dnit, a fim de que promovam as correções no mapa. Dutra também convidou Elvécio para que esteja em Uberaba para explanar no plenário acerca do assunto. O diretor se prontificou em agendar data. Agora, Dutra, além das notificações, vai encaminhar os mesmos documentos apresentados à MGO também ao IGTEC e ao Dnit.

Além de Dutra, também o vereador “Kaká Se Liga” está totalmente engajado em resolver o problema e proteger Uberaba tanto no que diz respeito à extensão territorial, como em nível de arrecadação. “Kaká” acionou o Ministério Público, que acompanha o assunto e tem se manifestado em busca de providências. Dutra optou por buscar uma saída administrativa alinhavada pelo diálogo, antes de acionar a Justiça.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por