POLÍTICA

Prefeitura quer ampliar o Programa Saúde na Escola do Governo Federal

Atualmente, existe apenas um complexo de especialidades itinerante, que se instala em determinada região, próxima a escolas, por tempo indefinido

Geórgia Santos
Publicado em 30/03/2015 às 08:02Atualizado em 17/12/2022 às 00:47
Compartilhar

Fot Fernanda Borges

Segundo Silvana Elias, a avaliação de dois anos do programa é positiva

Prefeitura apresenta ações e resultados do Programa do Governo Federal Saúde na Escola, mas manifesta a necessidade de ampliar o número de equipes. O programa tem o intuito de melhorar as condições de saúde dos alunos das escolas públicas. Atualmente, existe apenas um complexo de especialidades itinerante, que se instala em determinada região, próxima a escolas, por tempo indefinido. Mas, segundo a secretária de Educação, Silvana Elias, a demanda está crescendo e é preciso contar ao menos com mais quatro consultórios.

O Programa Saúde na Escola é financiado pela União, com a Secretaria de Saúde de cada município recebendo recursos para atuar junto à comunidade escolar. “No programa, em Uberaba, montamos consultórios médicos, nas especialidades de oftalmologia e clínico geral, e odontológicos. Os consultórios começaram a funcionar em 2014 e são instalados em espaços comunitários onde seja fácil para o transporte e mobilidade das crianças”, explica.

Segundo Silvana, a avaliação de dois anos do programa é positiva. Para ela, o que faltava no programa era a clareza de que política pública de educação e saúde se complementam. “Além disso, não acredito em programas voltados para esta área que não tenham recursos humanos adequados. Por isso, decidimos que vamos aportar mais recursos financeiros e humanos”, diz.

Nos últimos dois anos foram atendidos mais de 40 mil alunos, em 91 instituições da rede pública de ensino. “Já foram 40 mil crianças beneficiadas, mas precisamos ampliar, chegar mais longe, como nas comunidades rurais. A partir desta avaliação que fizemos de dois anos de funcionamento, vamos redimensionar o programa para ampliá-lo. Hoje, contamos apenas com um complexo, mas precisamos, diante da demanda, de mais quatro. Mas, isso depende do Governo Federal, que até o momento não abriu nenhum processo de adesão”, explica a secretária municipal de Educação.

Ainda no evento realizado na quarta-feira para apresentação dos resultados, foram anunciados mais dois consultórios itinerantes de odontologia e oftalmologia da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) e o lançamento da estratégia de Fortificação Alimentar Infantil com Micronutrientes em Pó (Nutrisus).

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por