POLÍTICA

PMU estuda venda de parte da Codiub

Sem condições de modernizar a companhia, a Prefeitura de Uberaba negocia entrada de parceiro privado na composição societária e software da Saúde pode entrar na transação

Gisele Barcelos
Publicado em 29/03/2015 às 06:39Atualizado em 17/12/2022 às 00:48
Compartilhar

Prefeitura negocia entrada de parceiro privado na composição societária da Codiub. Além da injeção de capital para investir em tecnologia e capacitação de pessoal, o prefeito Paulo Piau (PMDB) revela que a transação pode abranger a oferta do prontuário eletrônico em troca de parte das ações da companhia.

Piau argumenta que a Prefeitura não tem condições de investir sozinha para modernizar a Codiub e garantir a competitividade da empresa no mercado. A administração municipal inclusive começou 2015 com quase R$2 milhões em pagamentos atrasados para a companhia, conforme informou o presidente da companhia, Maurides Dutra, no mês passado.

Apesar da negociação para a venda de ações da Codiub, o prefeito garante que o município vai continuar como acionista majoritário da empresa. PP ainda não adiantou quanto seria aplicado pelo parceiro privado e nem como ficaria a composição societária da companhia, caso a transação seja efetivada. “A Codiub não tem salvação sem sócio privado, mas não vamos abrir mão da gestão. Isso não tem a menor possibilidade. O parceiro entrará como acionista minoritário”, afirma.

Segundo Piau, a Codiub é uma proposta atraente para os parceiros privados porque se trata de uma empresa pública constituída antes de 1988 e está autorizada a prestar serviços ao poder público sem a necessidade de licitação, assim como a Fundação Getulio Vargas.

O chefe do Executivo conta que uma das empresas interessadas na participação acionária pode oferecer o capital para investimentos e também disponibilizar o prontuário eletrônico para ser incorporado ao patrimônio da Codiub. Caso a transação seja confirmada, PP afirma que a licitação para a compra do programa poderá ser cancelada. “O software da Saúde pode estar embutido dentro da negociação [das ações da Codiub]. Se essa empresa trouxer junto o software, não haverá necessidade de a Prefeitura adquirir”, conta

O processo de aquisição do prontuário eletrônico está parado desde o fim do ano passado devido a questionamento no Tribunal de Contas do Estado.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por