POLÍTICA

Vereadora Denise Max propõe o cavalo de lata para eliminar as carroças

Em meio às ruas cada vez mais tomadas por veículos, ainda é possível ver nos tempos de hoje a carroça puxada por cavalos

Marconi Lima
Publicado em 15/03/2015 às 01:41Atualizado em 17/12/2022 às 00:58
Compartilhar

Em meio às ruas cada vez mais tomadas por veículos, ainda é possível ver nos tempos de hoje a carroça puxada por cavalos. Esse meio de transporte ainda é utilizado, mesmo com as complicações do trânsito no dia a dia e com o investimento de montadores de veículos para carga (pequenas, médias e grandes).

Uberaba não foge à regra e não é incomum ao passar em ruas movimentadas e o motorista se deparar com as carroças, que transportam especialmente materiais de construção, ou a sobra deles, e madeira. O fim da utilização desse meio de locomoção foi motivo de ofício enviado ao Executivo pela vereadora Denise Max (PR).

Além de proibir o uso de cavalos para o transporte por meio de carroças, a parlamentar defende a criação de estrutura ambulatorial pública para atendimento a animais. Ela diz que já encaminhou diversos ofícios ao Poder Executivo e que, até agora, não recebeu qualquer resposta.

Como alternativa para o transporte, a vereadora sugere a adoção de veículo, já utilizado em algumas cidades brasileiras, denominado “cavalo de lata” – carrinho elétrico ou de pedal. A proposta, diz a vereadora, tem por objetivo acabar com os maus-tratos aos animais e muda o conceito de transporte de materiais de construção e de recicláveis. Denise destaca que a iniciativa também colabora com o trânsito e a limpeza, evitando a permanência de fezes e urina de animais pelas ruas da cidade.

“O ‘cavalo de lata’ é sustentável, limpo, elétrico ou a pedal, com peças de reposição baratas e de fácil manutenção”, afirma Denise. Ela destaca que o preço do veículo pode até ser considerado alto, diante do poder aquisitivo das pessoas que irão usá-lo, mas sugere o estabelecimento de parcerias com os proprietários de depósitos, com o poder público e com cooperativas para o financiamento. Outra alternativa proposta pela vereadora é a construção dos veículos com materiais recicláveis, o que pode baratear o seu custo.

Denise cobra ainda a criação de estrutura ambulatorial pública para atendimento a animais de modo geral. “Atualmente, donos de animais, tanto de grande como de pequeno porte, que não tenham recursos financeiros, ficam sem condições de cuidar da saúde deles em caso de doenças ou acidentes”, comentou a vereadora.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por