POLÍTICA

Coordenadores regionais do Parlamento Jovem fazem encontro preparatório/2015

Aconteceu ontem reunião preparatória da etapa regional do Parlamento Jovem Minas 2015, polo Triângulo e Noroeste

Marconi Lima
Publicado em 28/02/2015 às 22:50Atualizado em 16/12/2022 às 03:37
Compartilhar

Aconteceu ontem reunião preparatória da etapa regional do Parlamento Jovem Minas 2015, polo Triângulo e Noroeste, na Câmara Municipal de Uberaba (CMU). Em 2015, 41 cidades mineiras participaram do projeto, entre elas Uberaba. A reunião contou ainda com representantes das cidades de Conceição das Alagoas, Iturama, Uberlândia e Unaí.

O lançamento do programa em Uberaba acontece no dia 23 de abril. O Parlamento Jovem (PJ) foi instituído no município por resolução de autoria do vereador Franco Cartafina (PRB). Este ano, os participantes debaterão o tema “Segurança Pública e Direitos Humanos”.

Durante a reunião de ontem, os representantes das cidades vizinhas foram recebidos pelo presidente da CMU, Luiz Dutra (SD). “O presidente Dutra está bastante empolgado com este projeto. Eu também estou, porque é uma iniciativa que cresce ano a ano. E a nossa intenção é atrair cada vez mais a participação dos jovens. Queremos colocá-los no centro das discussões do nosso dia a dia”, ressaltou Cartafina. Franco Cartafina disse que a expectativa é expandir o PJ no município e também o trabalho regional, que foi reconhecidamente um sucesso.

Pelo terceiro ano consecutivo, Uberaba participará do Parlamento Jovem, voltado à educação cidadã e à formação política dos estudantes do ensino médio.

Segundo a coordenadora do polo regional, Rochelle Gutierrez, o objetivo do encontro é discutir as atividades da etapa municipal de cada cidade que compõe o polo e planejar a data e o formato da etapa regional do Parlamento Jovem, que será sediada novamente em Uberaba.

Etapas. A etapa regional fica sob a coordenação de municípios-polo, com representantes das outras cidades vizinhas. Já a etapa estadual, realizada em Belo Horizonte, reúne representantes de todos os municípios e regiões participantes, sob a coordenação da Escola do Legislativo e da PUC Minas.

Ao final da etapa estadual, os estudantes votam propostas de ação para o poder público e de aperfeiçoamento da legislação sobre o tema estudado.

O documento final com as propostas aprovadas é entregue à Comissão de Participação Popular da ALMG, que o analisa, emite um parecer e propõe um encaminhamento. Na região do Triângulo Mineiro, além de Uberaba, participarão do Parlamento Jovem Uberlândia, Conceição das Alagoas e Iturama.

O PJ 2014 tratou do tema “Envelhecimento e qualidade de vida”. As proposições originaram 11 requerimentos, encaminhados ao governo de Minas, visando à criação ou ao aprimoramento de ações voltadas para a garantia de cidadania à população idosa. As proposições de lei tramitam em turno único e, pelo Regimento Interno da ALMG, têm deliberação conclusiva das comissões.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por