POLÍTICA

Internautas organizam movimento em Uberaba para pedir impeachment de Dilma

Apesar de acontecer em local público, o grupo proíbe uso de bandeira e camisetas de partidos políticos

Publicado em 26/02/2015 às 17:58Atualizado em 17/12/2022 às 01:15
Compartilhar

Por meio da rede social Facebook, internautas uberabenses organizam uma caminhada para pedir o impeachment da Presidente Dilma Rousseff. Até o momento, 5,4 mil pessoas já confirmaram presença no evento, que tem o nome Passeata Pacífica – Fora Dilma.

Segundo disposto na página, a concentração acontecerá no calçadão da rua Artur Machado às 17h do dia 15 do próximo mês. A passeata passará pela avenida Leopoldino de Oliveira, seguirá pela Av. Santos Dumont até a Av. Nenê Sabino e terminará no Praça Pôr do Sol.

Os organizadores sugerem que os manifestantes levem cartazes, pintem o rosto, cantem o hino nacional e se manifestem com criatividade. Apesar de acontecer em um espaço público, os idealistas rechaçam a violência e proíbem bandeiras e camisetas de partidos políticos.

A descrição do evento na rede social toma como inspiração a passeada dos caras pintadas. “Estamos nos reunindo e sairemos às ruas de todo o Brasil pra pedir o impeachment de Dilma Rousseff como fizemos em 1989, com o então presidente Fernando Collor de Melo” cita. No entanto, há um equívoco dos organizadores. Tanto a passeata, quanto o impeachment aconteceram em 1992.

Reivindicando a saída da Presidente, o grupo vai às ruas para reclamar dos aumentos praticados no Brasil, como os dos preços da gasolina e da tarifa de transporte.

Direito de reunião

O direito de reunião é direito fundamental do indivíduo, assegurado constitucionalmente, disposto no art. 5º, inciso XVI: “todos podem reunir-se pacificamente, sem armas, em locais abertos ao público, independentemente de autorização, desde que não frustrem outra reunião anteriormente convocada para o mesmo local, sendo apenas exigido prévio aviso à autoridade competente”.

 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por