POLÍTICA

Comissão de Crise Hídrica será aberta para outros municípios

Comissão foi criada em Uberaba para propor estratégias destinadas a minimizar impacto da estiagem este ano

Gisele Barcelos
Publicado em 26/02/2015 às 00:38Atualizado em 17/12/2022 às 01:15
Compartilhar

Criada em Uberaba para propor estratégias destinadas a minimizar impacto da estiagem este ano, a Comissão de Crise Hídrica será aberta para participação de outros municípios da região. A próxima reunião com os novos integrantes está marcada para o dia 23 de março.

No encontro, a comissão vai discutir com dirigentes da Associação Microrregional do Vale do Rio Grande (Amvale) sobre o monitoramento dos pivôs de irrigação como solução para gerir a quantidade de água utilizada nas lavouras. A pauta incluirá também a apresentação de dados sobre sistemas de irrigação, volumes de captação e históricos de consumo.

A associação foi convidada para integrar a comissão porque reúne cidades vizinhas que também captam água nos rios que abastecem a região. Representantes do comércio e da indústria dos municípios do entorno também serão chamados para participar o grupo.

Para o secretário municipal de Agricultura, Danilo Siqueira, se houver planejamento coletivo da reservação e consumo com responsabilidade, será possível superar o período de seca sem maiores prejuízos à produção de alimentos.

O decreto que declarou situação de emergência e criou a comissão tem validade até o inicio de abril. A medida foi tomada após a verificação de perdas entre 30 e 50% nas lavouras do município em função da ausência de chuvas no início do ano.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por