POLÍTICA

Com perdas de até 50% na safra de grãos, Prefeitura decreta emergência

Estudo realizado pela Semat, com técnicos do Sindicato Rural e Emater, constatou perdas de 30 a 50%

Gisele Barcelos
Publicado em 30/01/2015 às 16:53Atualizado em 17/12/2022 às 01:39
Compartilhar

Fernanda Borges

Danilo Siqueira Campos, secretário de Agricultura, diz que será possível desenvolver políticas específicas para a região afetada pela seca

 

 Prefeitura vai decretar situação de emergência por causa do prejuízo causado aos produtores rurais devido à ausência de chuvas. A decisão foi tomada após estudo realizado in loco nas fazendas da região pela Secretaria Municipal de Agricultura, juntamente com técnicos do Sindicato Rural de Uberaba e da Emater. A medida deverá ser oficializada no próximo Porta-Voz.

Com a publicação do decreto de emergência, os produtores estarão respaldados para poder requerer junto ao agente financeiro prorrogação do financiamento ou acionar o seguro rural. Além disso, o secretário municipal de Agricultura, Danilo Siqueira, explica que será possível desenvolver políticas governamentais específicas para a região afetada pela seca.

O laudo técnico constatou perda de 30% a 50% na safra de grãos 2014/2015, em Uberaba, devido à estiagem no início do ano. “Na nossa região parou de chover em 23 de dezembro e voltou a chover só em 24 de janeiro, ou seja, tivemos um mês sem chuvas em grande parte do nosso município”, acrescenta o titular da Agricultura.

Siqueira pondera que a perspectiva este ano seria superar a produção da última safra, pois a seca prolongada no ano passado também trouxe prejuízo aos produtores. No entanto, as condições climatológicas podem frustrar a recuperação. “Em 2013, com a antecipação das chuvas para outubro, o produtor precavido plantou mais cedo e colheu antes do veranico de janeiro. Este ano, não. As chuvas demoraram a se iniciar em outubro/novembro de 2014 e o pessoal teve de plantar tardiamente. Com isso, o veranico pegou as culturas bem no meio da formação”, observa.

A situação continuará sendo monitorada para verificar se as chuvas previstas nas próximas semanas serão suficientes para normalizar a produção. Para o secretário, ainda é precoce analisar o impacto financeiro causado pela estiagem. Ele afirma que o prejuízo pode ser amortecido se as previsões meteorológicas se confirmarem durante a safrinha de milho.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por