POLÍTICA

Bloco independente pode lançar Lerin para presidente da Assembleia Legislativa

Pela primeira vez na história do Parlamento mineiro, a eleição para a Mesa da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) será por meio de votação aberta

Marconi Lima
Publicado em 29/01/2015 às 08:45Atualizado em 17/12/2022 às 01:40
Compartilhar

 Pela primeira vez na história do Parlamento mineiro, a eleição para a Mesa da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) será por meio de votação aberta. E até o início desta semana tudo indicava que o deputado Adalclever Lopes (PMDB) seria eleito em chapa única.

Mas, a formação de um chamado bloco independente na ALMG, encabeçado por partidos como PSB, PV e PSD, pode mudar o rumo da eleição na Mesa Diretora. Existe a possibilidade de este grupo lançar um candidato à disputa. E um dos nomes em questão é o do deputado estadual uberabense Antônio Lerin (PSB).

“O PSB está conversando com outros partidos e não descartamos o lançamento de uma candidatura. Até porque o registro das candidaturas pode ser feito das 9h da manhã ao meio-dia.

Os próximos dias serão decisivos e até domingo pela manhã teremos uma decisão. Alguns companheiros até falam no meu nome para a disputa, caso haja a decisão pelo lançamento da candidatura”, afirmou Lerin.

Essa não é uma possibilidade totalmente descartada, pois o PSB já definiu pelo lançamento da candidatura do deputado federal Júlio Delgado para concorrer à presidência da Câmara Federal e do senador Antônio Carlos Valadares, de Sergipe, para concorrer à presidência do Senado. A estratégia lançada no Congresso Nacional também pode se estender às assembleias legislativas.

“Estou tratando essa situação com bastante calma. Estamos trabalhando, pois há a possibilidade de formatar um grande bloco partidário, que pode chegar a 39 deputados, número mínimo necessário para ganhar a presidência da Assembleia”, ressaltou o parlamentar pessebista.

Lerin disse que o chamado bloco independente defende que, em caso de lançamento de candidatura, o nome seja indicado pelo PSB, partido que disputou as eleições estaduais com candidatura própria ao governo. “Eu faço política buscando o entendimento. Se esse grupo de partidos entender que o meu nome é viável para disputar a presidência da Assembleia, estou pronto para o desafio”, afirmou Lerin.

Eleição. Até o início da semana a futura Mesa Diretora da ALMG seria presidida por Adalclever Lopes. Para as três vice-presidências foram indicados Hely Tarquínio (PV), Laffayete Andrada (PSDB) e Bráulio Braz (PTB). A terceira secretaria deve ser ocupada por Wilson Batista (PSD). Ainda não há definição em relação sobre a primeira secretaria, a ser ocupada pelo PDT.

A eleição no domingo será feita com o registro de cada voto no painel eletrônico do plenário. O processo de eleição dos membros da mesa para o biênio 2015-2017 compõe a programação da reunião preparatória destinada também à posse dos deputados, marcada para as 14h do domingo (1º/02) no plenário Juscelino Kubitschek. A

Emenda à Constituição 91, de 2013, acabou com o voto secreto nas principais deliberações do Legislativo estadual. O deputado Hely Tarquínio (PV), como decano da ALMG, presidirá a reunião.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por