POLÍTICA

Novo presidente da Cemig garante a Piau que até fevereiro define gasoduto

Cronograma foi apresentado ontem ao prefeito Paulo Piau pelo executivo, que não descarta qualquer alternativa para implantação do duto

Gisele Barcelos
Publicado em 29/01/2015 às 08:29Atualizado em 17/12/2022 às 01:37
Compartilhar

Divulgação/Cemig

Mauro Borges recebeu ontem em Belo Horizonte o prefeito de Uberaba, Paulo Piau, e disse que até março precisa estar com tudo definido sobre o gasoduto

Definição sobre o traçado do gasoduto para abastecer a fábrica de amônia da Petrobras será anunciada em fevereiro. O cronograma foi anunciado pelo novo presidente da Cemig, Mauro Borges, durante reunião com o prefeito Paulo Piau (PMDB), que cumpria agenda ontem em Belo Horizonte.

Piau afirma que o novo dirigente da Cemig posicionou que ainda não há definição sobre qual projeto será implantado. A atual gestão estadual retomou o estudo do gasoduto de São Carlos e do ramal de Ribeirão Preto, além da alternativa escolhida pelo governo anterior para a construção de um gasoduto entre Betim e Uberaba. “O presidente garantiu que fevereiro será data-limite para decisão de governo com relação ao traçado, parceiros e financiamento do duto”, acrescenta o prefeito.

O Estado precisa bater o martelo quando ao gasoduto que abastecerá a fábrica de amônia para assinatura de contrato definitivo que será negociado a partir de março com a Petrobras. No documento será acertada a tarifa de entrega do gás à fábrica, o que depende do projeto de duto escolhido.

O prazo para assinatura do contrato foi preestabelecido em termo de compromisso assinado no ano passado, pela presidente da estatal petrolífera, Graça Foster, e o ex-presidente da Cemig, Djalma Bastos, durante a solenidade de lançamento da pedra fundamental da planta de amônia.

O prefeito declara não ter preferência quanto ao duto a ser implantado, mas continua com as articulações em torno do gasoduto Betim-Uberaba. A agenda na capital mineira ontem incluiu reunião na Fiemg para discutir o andamento do estudo referente ao eixo de desenvolvimento econômico que seria criado no interior do Estado a partir do empreendimento.

Segundo Piau, os dados são para que o governo de Minas tenha segurança em relação à proposta. “A chegada do gasoduto tanto faz de onde vem para nós. Já para Minas Gerais, o gasoduto de Betim é uma grande perspectiva de melhoria para a economia, que é muito dependente da mineração e da siderurgia”, pondera

Prefeito discute aumento de efetivo

com o comando da Polícia Militar

A Segurança Pública também esteve na pauta do prefeito Paulo Piau (PMDB) ontem em Belo Horizonte. Ele se reuniu em Belo Horizonte com o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Marco Antônio Badaró Bianchini.

No encontro, PP discutiu os problemas por causa do baixo efetivo da Polícia Militar na cidade e o aumento dos índices de criminalidade. Piau apresentou ao comandante a proposta de realizar em Uberaba os treinamentos dos novos policiais para agilizar o processo de recomposição do quadro da corporação. O projeto do segundo batalhão também foi abordado, mas ainda não houve avanço quanto ao tema. “O comandante mesmo citou a questão do segundo batalhão, entendendo que é uma demanda mais para frente. A nossa prioridade é recompor o efetivo e dar mais segurança à população. Também focamos na melhoria da estrutura da corporação”, conta.

Segundo o prefeito, uma reunião será agendada também com o comando da Polícia Civil para debater a questão do efetivo e estrutura do órgão em Uberaba. Piau segue hoje para Brasília, onde percorrerá os ministérios para checar a tramitação de projetos locais.

.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por