POLÍTICA

Câmara programa fórum com partidos para debater número de vereadores

Na cidade estão registrados 31 partidos políticos, que podem lançar candidatos a prefeito e também à Câmara de Vereadores

Marconi Lima
Publicado em 24/01/2015 às 08:52Atualizado em 17/12/2022 às 01:43
Compartilhar

 Há uma velha máxima no mundo político que diz: “Os preparativos para a eleição seguinte começam logo após o resultado oficial do pleito que está em vigor”. Em Uberaba, um fórum será realizado para discutir a sucessão municipal de 2016.

Na cidade estão registrados 31 partidos políticos, que podem lançar candidatos a prefeito e também à Câmara de Vereadores. Uma reunião com todas as siglas servirá para debater as regras que nortearão as eleições, bem como temas como o aumento de cadeiras na Câmara.

A realização do evento foi acertada em reunião entre o presidente da Câmara Municipal de Uberaba (CMU), Luiz Dutra (SD), e o presidente do PDT, advogado e mestre em Direito Eleitoral Jacob Estevam. Dutra foi reconduzido à presidência do Solidariedade (SD).

É provável que a discussão em torno do aumento de cadeiras na Câmara de Uberaba seja levada ao plenário nos meses de outubro e novembro deste ano, após o fim do prazo para filiações de quem pretende candidatar-se em 2016.

O ajuste no número de vereadores – atualmente são 14 – tem que ser feito através de um projeto de emenda à Lei Orgânica do Município (LOM). Até ser votado o texto precisa cumprir alguns ritos, como ser publicado no diário oficial do município, jornal Porta-Voz, com no mínimo dez dias de antecedência da sua inclusão em pauta.

Tanto Jacob quanto Dutra são favoráveis a 21 cadeiras. Uberaba pode ter até 23, considerando que tem mais de 318 mil habitantes.

Dutra lembra que o ajuste na representatividade não implicará em mais gastos, já que a Câmara continuará recebendo os mesmos 5% do orçamento a título de duodécimo. “É importante dar a oportunidade aos partidos de discutirem”, coloca Jacob, ponderando que essa discussão passa principalmente pela qualidade dos quadros das agremiações, ou seja, dos potenciais candidatos às eleições municipais de 2016.

Ao dirigente partidário, Dutra colocou algumas ações previstas para sua gestão, tais como a conquista de sede própria e a transformação do Paço Municipal em um Centro de Cultura e Memória. Todas as ações, segundo o presidente da Câmara, serão desencadeadas dentro de uma gestão pública moderna e desburocratizada, “para atender cada vez melhor a população”.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por