POLÍTICA

Fahim deixa Secretaria de Saúde; PMU diz que foi decisão pessoal

Informações extraoficiais indicam que relatório sobre superfaturamento indica envolvimento do ex-secretário, o que não é confirmado pela Prefeitura

Gisele Barcelos
Publicado em 24/01/2015 às 08:29Atualizado em 17/12/2022 às 01:44
Compartilhar

 Jairo Chagas

Fahim Sawan deixa Secretaria de Saúde e, por meio de nota da Prefeitura, diz que continua acreditando em seus colegas

Mudança no comando da Secretaria Municipal de Saúde foi confirmada ontem. A exoneração de Fahim Sawan (PMDB) será oficializada no Porta-Voz que entra em circulação neste fim de semana. Quem assumirá o cargo interinamente é o administrador Marco Túlio Cury, que já estava atuando junto ao gabinete da pasta e atuou como diretor de Vigilância em Saúde durante governos anteriores.

A saída de Fahim era cogitada desde o ano passado devido aos problemas no setor e denúncias de irregularidades na gestão da Saúde, como a farra dos plantões e a suspeita de superfaturamento nas compras da secretaria. A troca do secretário, inclusive, foi alvo de manifestação popular em dezembro.

Nos bastidores políticos, a exoneração era aguardada desde o início da semana por causa do relatório da sindicância sobre o superfaturamento nas compras da Secretaria de Saúde. Segundo informações extraoficiais, o envolvimento de Fahim no esquema teria sido apontado no documento entregue ao prefeito Paulo Piau (PMDB).

A Prefeitura não confirmou a situação. Em nota, a administração municipal posicionou apenas que o próprio Fahim solicitou o desligamento do cargo por motivos particulares e a exoneração seria feita a pedido.

Fahim estava com o celular desligado e não foi localizado pela reportagem do Jornal da Manhã para comentar o assunto até o fechamento desta edição. Também por meio de nota oficial distribuída pela Prefeitura, o ex-secretário justificou que precisava cuidar de questões pessoais e, no momento, não teria condições para se dedicar 100% à secretaria.

No texto, ele afirma que o setor avançou na cidade, apesar das complicações enfrentadas ao longo da gestão. Ele citou como pontos positivos o sistema de monitoramento em tempo real da proliferação do mosquito da dengue, a contratação da organização social e também a adesão ao programa Mais Médicos.

“Saio do governo por questões pessoais, mas continuo torcendo e acreditando muito nos meus colegas.

Eu sempre tive como missão de vida a saúde, uma luta que, como toda batalha no poder público, não é fácil. Mas ressalto que olhando para trás tenho certeza do muito que avançamos. De toda forma, continuo à disposição de todos na certeza de que Uberaba tem todo o potencial para vencer os desafios”, finaliza a nota.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por