POLÍTICA

PMU assina termo de cooperação para sede do Parque Tecnológico

O projeto arquitetônico prevê a construção de um prédio institucional de 4.000 metros quadrados de área no Parque Tecnológico

Gisele Barcelos
Publicado em 20/12/2014 às 22:49Atualizado em 17/12/2022 às 02:09
Compartilhar

A Prefeitura assinou ontem termo de cooperação técnica com o governo de Minas Gerais para assegurar a liberação de recursos que serão destinados à construção da sede administrativa do parque tecnológico. O documento prevê R$22 milhões para a obra, sendo R$12 milhões para repasse no próximo ano e o restante em 2016.

Apesar da mudança no comando do governo mineiro, o secretário estadual de Ciência e Tecnologia, Vicente Gamarano, avalia que não há risco de problemas para a liberação dos recursos. Ele salienta que os parques tecnológicos são uma política pública e estão dentro do plano mineiro de desenvolvimento integrado, o que assegura a consolidação dos investimentos. 

“Não tenho dúvidas de que o governo que assumirá a partir de janeiro terá sensibilidade com um projeto dessa envergadura. Tenho convicção de que é um caminho sem volta e irá acontecer”, salientou.

Gamarano ressaltou que o termo de cooperação técnica será publicado ainda neste ano, oficializando o plano de trabalho e a projeção de recursos no orçamento estadual dos dois próximos anos, alocados na Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig).

De acordo com o prefeito Paulo Piau (PMDB), o convênio torna irreversível o investimento do Estado e articulações serão feitas no início do próximo ano com o governador eleito Fernando Pimentel (PT) para agilizar a liberação da verba. O chefe do Executivo planeja lançar a licitação para a obra da sede administrativa do parque tecnológico ainda em janeiro.

“Quem vai pagar é a próxima gestão, mas deixamos tudo documentado já com previsão orçamentária. Agora temos que aguardar essa virada de governo. Esperamos viabilizar tudo o mais rápido possível para lançar o edital em janeiro”, acrescentou.

Em paralelo, a gerente do parque tecnológico, Raquel Mendonça, ressaltou que a equipe está trabalhando para abrir a chamada pública das empresas interessadas em se instalar no parque. Segundo ela, por enquanto serão ofertados apenas os lotes externos. As vagas nas incubadoras que funcionarão na sede institucional serão disponibilizadas apenas quando o prédio for concluído. A obra está prevista para ser inaugurada em 2016.

O projeto arquitetônico prevê a construção de um prédio institucional de laboratórios, incubadora de base tecnológica, áreas de uso comum e o condomínio de empresas.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por