POLÍTICA

Obras de terminal da Vale serão iniciadas no 1º trimestre de 2015

Obras para implantação do terminal integrado de cargas da Vale Logística em Uberaba terão início no primeiro trimestre de 2015. Ontem, dirigentes da empresa anunciaram o cronograma

Gisele Barcelos
Publicado em 20/12/2014 às 08:23Atualizado em 17/12/2022 às 02:09
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Obras para implantação do terminal integrado de cargas da Vale Logística em Uberaba terão início no primeiro trimestre de 2015. Ontem, dirigentes da empresa anunciaram o cronograma ao prefeito Paulo Piau (PMDB). O empreendimento está confirmado desde fevereiro, mas o processo de desapropriação da área e o licenciamento ambiental do projeto não estavam finalizados na época, para o início da construção.

No total, R$ 230 milhões serão aplicados na implantação do terminal integrado. As obras vão gerar 600 empregos já nos primeiro meses de 2015 e o terminal abrirá 300 postos de trabalho diretos e indiretos quando estiver em operação.

Segundo o gerente de operações da Vale Logística, Leopoldo Gimenez, a unidade entrará em funcionamento no primeiro semestre de 2016. Ele salienta que o posicionamento estratégico de Uberaba foi um dos fatores para a decisão sobre o investimento.

Já o prefeito destacou que a unidade atenderá a demanda crescente de exportação de grãos no país e facilitará o escoamento da produção regional. Para o chefe do Executivo, a implantação do modal ferroviário consolida a cidade como polo logístico. “Será o maior terminal da América Latina. Vamos coletar todo o açúcar e grãos do sul de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, norte de São Paulo e do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba. Essa estocagem vai trazer para nós um resultado positivo. O produto entra com um valor e será despachado com outro. Isso representa um valor adicionado fiscal maior e também mais ICMS, além da movimentação da cadeia produtiva que alavancará a economia, pois nessa esteira muitas outras empresas virão para Uberaba”, acrescentou.

O terminal integrado de Uberaba será construído às margens da BR-050. A unidade tem capacidade para carregar anualmente 6,3 milhões de toneladas de grãos e 2,4 milhões de toneladas de açúcar. As cargas originárias do Mato Grosso (MT), de Goiás (GO) e de Minas Gerais (MG) chegarão ao local por meio de transporte rodoviário. De lá, os produtos seguirão de ferrovia para o porto de Santos.

PP salientou que no futuro haverá condições técnicas para interligar a unidade com o ramal ferroviário que vai até o porto de Vitória. A respectiva linha férrea está localizada a 18 quilômetros do terminal integrado.

O projeto com incentivos à Vale Logística já foi aprovado na Câmara Municipal. O município concedeu a isenção do recolhimento do ISSQN referente aos serviços de construção e também abriu mão do IPTU.

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