POLÍTICA

Dutra anuncia reforma no Regimento da Câmara e Lei Orgânica

Ao ser empossado anteontem presidente da Câmara de Uberaba, em reunião solene na Aciu, o vereador Luiz Dutra citou o filósofo grego Sócrates

Renata Gomide
Publicado em 19/12/2014 às 01:22Atualizado em 17/12/2022 às 02:09
Compartilhar

Ao ser empossado anteontem presidente da Câmara de Uberaba, em reunião solene na Aciu, o vereador Luiz Dutra (SD) citou o filósofo grego Sócrates (470aC) sinalizando como será sua gestão à frente da Mesa Diretora. “Ouvi cortesmente, responde sabiamente, pondere prudentemente e conduz imparcialmente”, disse ele, já quase ao final do discurso e após elencar as principais diretrizes do mandato à frente da Mesa Diretora para o biênio 2015-2016.

O primeiro item colocado por Dutra remonta aos trabalhadores da Câmara e às demandas apresentadas pelo Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Uberaba (SSPMU), tais com plano de carreira, cargos e salários, abono natalino e implantação do programa 5S. Ele também reforçou que pretende reformular os departamentos e seções da Casa com novo organograma e implantar a Escola do Legislativo.

Dutra reiterou que pretende reformular o Regimento Interno da Câmara e a Lei Orgânica do Município (LOM); transformar o Paço Municipal em um Centro de Memória e Cultura e construir a sede própria do Legislativo. Dirigindo-se ao prefeito Paulo Piau (PMDB), que ocupava a Mesa da sessão solene, o vereador disse esperar que juntos os dois transformem esse sonho em realidade.

Outras metas anunciadas por Dutra incluem o reforço às comissões permanentes através de técnicos, ampliação da TV Câmara Digital e demais mídias e, mais privacidade e conforto nos gabinetes dos vereadores.

“Não farei promessas em vão e nem assumirei compromissos sem a perspectiva de que possa cumpri-los. Não tenho comprometimento com erros e nem me assustam pressões alhures que possam deturpar uma administração consciente e segura”, afirmou Dutra à plateia onde estavam os demais vereadores, o vice-prefeito Almir Silva (PTdoB), lideranças empresariais – entre elas o presidente da Aciu, Manoel Rodrigues, anfitrião do evento –, representantes das forças de segurança, Judiciário e Ministério Público, dirigentes partidários, secretários municipais, servidores e assessores parlamentares, entre outros.

A Mesa Diretora empossada – mas cujos efeitos vigoram a partir de 1º de janeiro de 2015 – é formada ainda pelo vice-presidente Afrânio Lara Resende (Pros), o segundo secretário Samuel Pereira (PR) e o primeiro secretário, Ismar Marão (PSB).

Presidente da Câmara até dia 31 de dezembro, o vereador Elmar Goulart (SD) emocionou-se ao discursar na solenidade de posse, após fazer um balanço do mandato (leia mais nesta página) e relatar que o exercício do cargo o fez ausentar-se muito de casa.

Elmar, que antes havia recebido uma homenagem do neto, Enzo, de um ano, mesmo com a voz embargada reforçou sua condição de homem público que abre mão da convivência familiar para trabalhar pela comunidade. Já o prefeito, em seu discurso assinalou que durante o mandato do atual presidente Executivo e Legislativo mantiveram diálogo “sem nenhum problema de ordem menor”.

PP também disse esperar que Prefeitura e Câmara deem sua contribuição para deixar a cidade melhor do que receberam. Dutra, que também recebeu homenagem da neta, Bruna, de três anos, já havia colocado que os poderes não devem medir esforços para o desenvolvimento da cidade.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por