POLÍTICA

Sem cumprir metas na Saúde, cidade deixa de receber prêmio

Secretaria de Estado da Saúde contemplou 166 cidades, totalizando mais de R$7,7 mi de bonificação por desempenho. Na região, apenas Araguari e Uberlândia foram beneficiadas

Gisele Barcelos
Publicado em 26/11/2014 às 23:43Atualizado em 17/12/2022 às 02:31
Compartilhar

Uberaba não está na lista de municípios premiados em Minas Gerais por cumprimento das metas previstas para o atendimento na Atenção Primária. A Secretaria de Estado da Saúde contemplou 166 cidades, totalizando mais de R$7,7 milhões de bonificação por desempenho. Na região, apenas Araguari e Uberlândia foram beneficiadas.

Para ter direito aos incentivos, os municípios deveriam cumprir 100% das metas estabelecidas em cinco indicadores: imunização infantil contra difteria, tétano, coqueluche, meningite e outras infecções causadas pelo Haemophilus influenzae tipo b e a hepatite B; realização do papanicolau, acompanhamento de gestantes e garantia de, no mínimo, sete consultas de pré-natal; cobertura do Programa Saúde da Família (número de equipes suficiente para atender a população); e implantação do Protocolo de Manchester para triagem dos pacientes conforme a gravidade dos casos.

Atuando no apoio à gestão da Secretaria de Saúde, a servidora Valéria Calil ressalta que a maioria dos 166 municípios premiados tem população inferior a 200 mil habitantes. A situação, de acordo com ela, facilita o cumprimento das metas propostas. “A realidade dos municípios menores é diferente da nossa. A cobertura populacional pela Atenção Básica necessita de um número muito menor de equipes de Saúde da Família e, consequentemente, de menos profissionais. De todo modo, buscamos permanentemente a melhora de todos os serviços da Saúde”, pondera.

A médica justifica que as metas para os indicadores referentes à vacinação infantil, exames de papanicolau e acompanhamento pré-natal não foram atingidas porque muitos pacientes foram atendidos na rede particular. Ela cita, por exemplo, que mais de 60 mil mulheres fizeram o exame papanicolau em clínicas privadas este ano, conforme levantamento feito nos laboratórios da cidade. Com isso, apenas 15.500 buscaram atendimento nas unidades de saúde até agora, mas a meta para este ano são 17.200 exames.

Já a imunização atingiu apenas 83,3% do público-alvo por enquanto, o que corresponde a 3.078 crianças. A meta estimativa são 3.695. Calil afirma que a equipe está fazendo busca ativa nas creches e centros de educação infantil para ampliar a cobertura. A situação foi justificada tecnicamente e acatada pela Superintendência Regional de Saúde. O mesmo também foi feito em relação ao papanicolau.

Por outro lado, a servidora explica que faltam apenas 22 mulheres para chegar ao número estabelecido de acompanhamento pré-natal. “Uma medida que está sendo realizada para conseguirmos atingir essa meta é a visitação a todos os hospitais particulares da cidade, conversando com as equipes para que verifiquem e aconselhem sobre realização das sete consultas necessárias”, acrescenta.

Quanto à cobertura do PSF, Calil ressalta que hoje o município tem 51 equipes e o planejamento é criar 15 novas equipes nos próximos dois anos. Além disso, ela lembra que a Prefeitura aderiu ao programa Mais Médicos e recebeu 21 profissionais para completar o quadro das unidades de saúde.

Por fim, a servidora também argumenta que a rotatividade observada anteriormente inviabilizou a triagem prevista no Protocolo de Manchester, pois os profissionais que foram capacitados para o trabalho se desligaram da rede municipal. “A secretaria propôs que os profissionais que já tinham sido capacitados, pudessem capacitar os novos, mas o Estado não aceitou. Fizemos a solicitação formal e a Superintendência Regional de Saúde respondeu que faria uma capacitação em julho, mas isso não aconteceu”, concluiu.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por