POLÍTICA

Meio Ambiente conclui análise sobre qualidade da água dos rios

Secretaria de Meio Ambiente concluiu análise sobre a qualidade da água disponível em rios que podem ser utilizados como alternativas

Gisele Barcelos
Publicado em 23/11/2014 às 16:43Atualizado em 17/12/2022 às 02:34
Compartilhar

Secretaria Municipal de Meio Ambiente concluiu análise sobre a qualidade da água disponível em rios que podem ser utilizados como fontes alternativas de abastecimento para Uberaba. O próximo passo será discutir os dados técnicos do levantamento no Conselho Municipal de Meio Ambiente (Comam).

De acordo com o secretário municipal de Meio Ambiente, Ricardo Lima, será criada uma câmara técnica no conselho para aprofundar a avaliação sobre a qualidade da água, a quantidade disponível para captação, a distância da estação de tratamento local e as condições geográficas das possíveis fontes alternativas de abastecimento. O cronograma, segundo Lima, prevê um parecer até o fim do primeiro semestre de 2015. “Antes da estiagem do ano que vem, vamos ter definidas as ferramentas e as políticas a serem adotadas para enfrentar a escassez”, pondera.

O secretário confirma que o aquífero Guarani e o rio Araguari estão entre as possibilidades em estudo, mas prefere não especificar como seria feita a captação. Em relação ao aquífero, Lima destaca que Uberaba está na borda do manancial de água subterrânea e ainda não há certeza se há condições de ampliar a captação. “Parece que chegamos ao máximo, mas vamos continuar analisando para descobrir até onde o aquífero pode nos ajudar. Pode ser uma opção, mas sozinho não vai resolver problemas de escassez. Precisamos de um conjunto de alternativas”, disse, citando que Ribeirão Preto enfrentou racionamento mesmo localizado em cima do manancial subterrâneo.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por