POLÍTICA

11ª edição do Parlamento Jovem chega ao fim

A 11ª edição do Parlamento Jovem, projeto da ALMG em parceria com a PUC Minas, chegou ao fim semana passada

Renata Gomide
Publicado em 04/11/2014 às 23:47Atualizado em 17/12/2022 às 02:53
Compartilhar

A 11ª edição do Parlamento Jovem (PJ), projeto da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) em parceria com a PUC Minas e câmaras municipais, chegou ao fim semana passada com a aprovação de 15 propostas voltadas ao tema “Envelhecimento e qualidade de vida”. O documento final com as sugestões dos jovens foi entregue ao presidente da Comissão de Participação Popular, deputado André Quintão (PT), que fará os encaminhamentos necessários.

Em 2014, Uberaba participou pela segunda vez do Parlamento Jovem, sendo agora polo regional (a cidade agregou escolas de Uberlândia, Conceição das Alagoas e Iturama), além de ter ampliado o número de alunos e instituições de ensino participantes, de 20 para 60 e de duas para seis, respectivamente. Autor do projeto de lei que assegurou a inclusão do município, o vereador Franco Cartafina (PRB) avalia que a grande importância do PJ é o envolvimento dos jovens no debate e a possibilidade de serem protagonistas nas discussões.

Franco lembra que foram quase sete meses de atividades debruçando sobre um tema atual, que demanda atenção da comunidade. Entre as propostas aprovadas estão a implantação gradual de alas geriátricas nos hospitais públicos e conveniados; a criação da Secretaria Estadual do Idoso; a capacitação de professores para trabalharem de forma transversal o tema envelhecimento, e a isenção ou dedução de impostos de empresas que empreguem determinada porcentagem de idosos.

Também compõem o documento final votado pelos estudantes ações como a criação do Centro de Apoio e Valorização do Idoso (Cavi) e de uma caravana voltada à terceira idade, por parte da ALMG, que teria como objetivo oferecer informações de utilidade pública para os idosos.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por