POLÍTICA

Chegada das chuvas não suspende decreto de situação de emergência

Apesar das chuvas, o decreto em vigor até 17 de novembro não será revogado pelo Codau e fiscalização por desperdício de água continua valendo

Gisele Barcelos
Publicado em 01/11/2014 às 23:36Atualizado em 17/12/2022 às 02:56
Compartilhar

Uberaba continua em estado de emergência por desabastecimento de água. Apesar das chuvas, o decreto em vigor até 17 de novembro não será revogado pelo Codau e fiscalização por desperdício de água continua em andamento.

De acordo com o presidente do Codau, Luiz Guaritá Neto, as chuvas ainda estão instáveis e a vazão do rio Uberaba tem oscilado bastante nos últimos dias. Ele salienta que até a transposição do rio Claro, que tinha sido desligada no dia 27 de outubro, precisou ser acionada novamente no fim desta semana para evitar prejuízos no abastecimento. “Achamos prudente manter o estado de emergência enquanto as chuvas não firmarem. A quantidade que caiu ainda é muito pequena. Faremos uma nova análise da condição do rio em 15 dias para determinar se haverá necessidade de estender o prazo mais uma vez”, pondera.

Quanto à transposição do rio Claro, Guaritá salienta que a vazão do rio Uberaba será monitorada ao longo do fim de semana e também o comportamento das chuvas nos próximos dias para definir se o mecanismo será desativado a partir de agora. Já o rodízio de abastecimento foi suspenso no município na semana passada. O presidente do Codau informa que as manobras operacionais serão retomadas somente se não for confirmada a previsão de chuvas esperada para o início de novembro.

Até agora a fiscalização por desperdício de água já resultou em 240 consumidores advertidos por consumo exagerado e quatro pessoas multadas em R$185 por reincidência. Entre as situações sujeitas à penalidade está o uso de mangueiras para lavar calçadas e veículos ou até mesmo para regar jardins.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por