POLÍTICA

Guaritá viaja ao DF para discutir projeto da represa do rio Uberaba

Em Brasília (DF) ontem, o presidente do Codau, Luiz Guaritá Neto, se reuniu com equipe da Caixa Econômica Federal

Gisele Barcelos
Publicado em 31/10/2014 às 09:03Atualizado em 17/12/2022 às 02:57
Compartilhar

 Em Brasília (DF) ontem, o presidente do Codau, Luiz Guaritá Neto, se reuniu com equipe da Caixa Econômica Federal e do Ministério das Cidades para discutir os detalhes técnicos referentes ao projeto da represa do rio Uberaba. O município conquistou R$40 milhões para executar a obra, mas ainda precisa cumprir o trâmite burocrático para a liberação da verba.

A represa está prevista para entrar em operação no fim de 2016 ou até o início de 2017, segundo o dirigente do Codau. O cronograma depende do cumprimento das etapas de licenciamento ambiental e licitação da obra. Além disso, a liberação dos recursos será viabilizada somente com a aprovação na Câmara Municipal do Plano de Saneamento Básico.

Esta semana, o projeto da represa foi apresentado aos engenheiros do Instituto de Engenharia e Arquitetura do Triângulo Mineiro (IEA-TM). As lideranças aprovaram a alternativa proposta pela autarquia. “O Codau está no caminho certo no planejamento para os próximos anos sobre a questão da reserva de água. Vamos acompanhar esse processo de perto”, disse o presidente da entidade, Eleiçon Mariano.

A barragem será construída no rio Uberaba, em ponto aproximadamente cinco quilômetros antes da estação de captação. O projeto prevê o armazenamento de dois milhões de metros cúbicos de água. O volume é suficiente para abastecer Uberaba por 90 dias com tranquilidade no período da seca, considerando também a água captada no rio com vazão reduzida. Na hipótese do rio secar por completo, a quantidade pode atender à cidade por 45 dias, conforme informações repassadas pelo Codau.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por