POLÍTICA

Polícia Civil investiga esquema da farra dos plantões na Saúde

Esquema da farra dos plantões também está sendo investigado pela Polícia Civil. O controlador-geral do município, Carlos Bracarense, foi intimado a depor sobre o caso ontem

Gisele Barcelos
Publicado em 30/10/2014 às 22:59Atualizado em 17/12/2022 às 02:58
Compartilhar

Esquema da farra dos plantões também está sendo investigado pela Polícia Civil. O controlador-geral do município, Carlos Bracarense, foi intimado a depor sobre o caso ontem para informar o andamento do processo disciplinar interno e também da auditoria aberta posteriormente para aprofundar a apuração das irregularidades. Até o fechamento desta edição, Bracarense não foi encontrado para comentar o conteúdo do depoimento à Polícia Civil.

Por meio de nota, a assessoria de imprensa da Prefeitura informou que a Polícia Civil foi comunicada de imediato no ano passado sobre as denúncias de recebimento indevido de plantões por profissionais que não cumpriam a escala de trabalho. Por isso, assim como o Ministério Público, a corporação também deu desdobramento ao caso.

Em paralelo à investigação policial, a Controladoria Geral do Município começou esta semana a ouvir os servidores que respondem a processo administrativo interno por envolvimento na farra dos plantões. A comissão disciplinar tem prazo até novembro para concluir a análise do caso e apontar as penalidades que devem ser tomadas pela Prefeitura.

Ao todo, oito servidores de carreira respondem ao processo disciplinar e todos já foram intimados para prestar depoimento. Dois usufruíram do direito de silêncio e não se pronunciaram à comissão. Outro estava com viagem agendada e teve a audiência remarcada para novembro. Os demais já foram ouvidos.

No procedimento disciplinar instaurado pela administração municipal estão quatro funcionários da área administrativa suspeitos de fraudar folhas de ponto e participar diretamente no esquema que permitiu o pagamento indevido a profissionais de saúde. Outros três são acusados de omissão por não tomar medidas para impedir o pagamento dos plantões não trabalhados. Há ainda um profissional que responderá à comissão disciplinar porque confessou não ter cumprido a escala de trabalho e recebido indevidamente da Prefeitura.

Conforme o parecer da comissão, as penalidades aplicadas aos envolvidos na farra dos plantões podem variar desde ao registro de advertência na ficha funcional até a suspensão dos servidores com corte de salário e a exoneração.

Detalhado. Além do processo disciplinar interno, a Prefeitura busca identificar outros profissionais envolvidos no esquema da farra dos plantões. Uma auditoria está verificando o período entre 1º de maio de 2012 até 30 de maio de 2014 para quantificar os danos causados ao erário público por causa das irregularidades. A expectativa é concluir o trabalho até fevereiro do ano que vem para quantificar o número total de profissionais que não cumpriram a escala e receberam indevidamente.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por