POLÍTICA

PMDB tem maior número de governadores eleitos

Os números foram definidos no domingo (26), com a realização do segundo turno das eleições gerais de 2014

Renata Gomide
Publicado em 29/10/2014 às 23:23Atualizado em 17/12/2022 às 02:58
Compartilhar

O PMDB vai governar sete estados a partir do ano que vem. O partido, aliado da presidente reeleita, Dilma Rousseff (PT) e dono da cadeira de vice-presidente (Michel Temer), governará o Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rondônia, Espírito Santo, Alagoas, Sergipe e Tocantins, que juntos detêm 28,7 milhões de eleitores.

Os números foram definidos no domingo (26), com a realização do segundo turno das eleições gerais de 2014, quando 13 Estados e o Distrito Federal foram às urnas eleger seus governadores – o dia também foi marcado pela eleição presidencial.

PT e PSDB ocupam o segundo lugar no ranking dos governadores eleitos. Cada partido irá administrar cinco unidades da Federação. Os petistas venceram em Minas Gerais – ainda no primeiro turno, com a eleição de Fernando Pimentel –, no Acre, Piauí, Ceará e Bahia, onde estão 34,6 milhões eleitores do país.

Já o PSDB conquistou a reeleição em São Paulo, no Paraná, Pará e em Goiás, e ainda elegeu o governador do Mato Grosso do Sul. Os tucanos vão governar para 51,2 milhões de eleitores. Os demais estados serão governados pelo PDT (Amapá e Mato Grosso), PSB (Alagoas e Paraíba, além do Distrito Federal), PSD (Rio Grande do Norte e Santa Catarina), Pros (Amazonas), PP (Roraima) e PCdoB (Maranhão).

Dos 27 nomes eleitos para governar os Estados no período 2015-2018, ao menos 14 defenderam a reeleição de Dilma Rousseff, ou seja, ela deverá contar, no próximo mandato, com apoio da maioria dos governadores eleitos. Em nove unidades da Federação e no Distrito Federal, o chefe do Executivo eleito apoiou o candidato Aécio Neves à Presidência da República.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por