POLÍTICA

Declaração sobre gasoduto é arroubo, diz Piau

Prefeito Piau considera falta de informação e arroubo do período eleitoral a declaração do presidenciável Aécio Neves

Gisele Barcelos
Publicado em 26/10/2014 às 16:25Atualizado em 17/12/2022 às 03:01
Compartilhar

O prefeito Paulo Piau (PMDB) considera “falta de informação” e “arroubo do período eleitoral” a declaração do presidenciável Aécio Neves (PSDB) sobre a construção do gasoduto mineiro. O tucano afirmou na última quarta-feira (22) em Belo Horizonte que, se eleito, a obra será executada por conta da Petrobras, contrariando acordo firmado em 2010 no qual o governo de Minas Gerais assumiu a responsabilidade de viabilizar o gás para suprir a fábrica de amônia em Uberaba.

“Como senador, o candidato tem que ter conhecimento que a Agência Nacional do Petróleo em absoluto vai permitir que a Petrobras tenha o monopólio dos gasodutos do Brasil. A declaração é uma falácia para ganhar os eleitores da região do Triângulo Mineiro”, ressaltou o prefeito, que é coordenador regional da campanha de Dilma Rousseff (PT).

De fato, a agência reguladora já se manifestou contrariamente à proposta agora defendida pelo candidato do PSDB. O órgão inclusive barrou o projeto do gasoduto de distribuição entre Ribeirão Preto (SP) e Uberaba, que seria construído pela GasBrasiliano – empresa pertencente à Petrobras. Na época, a ANP preparava regulamentação para proibir a estatal de ser, ao mesmo tempo, proprietária do gás e do duto. Na prática, com a nova resolução, a Petrobras terá que optar pela venda do gás ou pelo investimento em novos gasodutos no país.

O objetivo da agência é “desverticalizar” o mercado brasileiro de gás natural, dominado atualmente pela Petrobras. Com isso, após o início de vigência da Lei do Gás em 2009, os dutos projetados serão concedidos por meio de licitação.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por