POLÍTICA

Semelhanças de números tiram votos de candidatos de Uberaba

A semelhança entre os números dos candidatos aos cargos de deputado federal e estadual pode ter sido responsável por tirar muitos votos de nomes que disputaram as eleições por Uberaba

Renata Gomide
Publicado em 26/10/2014 às 16:13Atualizado em 17/12/2022 às 03:01
Compartilhar

A semelhança entre os números dos candidatos aos cargos de deputado federal e estadual pode ter sido responsável por tirar muitos votos de nomes que disputaram as eleições por Uberaba. É o que aponta o resultado das urnas no primeiro turno das eleições gerais de 2014, conforme números divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Do contrário, como explicar os 613 votos dos eleitores de Uberaba dados a Maíra Carlos (PMDB), candidata a uma cadeira de deputada federal? Maíra é auxiliar de escritório, natural de Carangola, na Zona da Mata mineira, e recebeu no total 1.303 votos em todo Estado, não sendo eleita. Ela disputou o pleito com o número 1520, que tem um zero a menos do que o número de urna do então candidato Tony Carlos (PMDB) – 15200 –, que não conquistou a reeleição para deputado estadual.

Para Tony, os votos dados a ela seriam seus, assim como os registrados em Conceição das Alagoas (35), Delta (15), Sacramento (12) e em São Francisco de Sales (10). Em sua opinião, apesar da diferença de gênero e também em relação os cargos que ambos disputavam, o eleitor mais distraído não conferiu a imagem na tela antes de confirmar o voto. Em todo Estado, Tony Carlos obteve 39.359 votos e destes, 33.017 saíram de Uberaba.

Para ele, a semelhança entre os números dos candidatos também pode ter afetado Antônio Lerin (PSB), reeleito para o segundo mandato na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). O pessebista foi às urnas com o número 40696, enquanto a comerciante de Belo Horizonte e sua correligionária Iris Chaves, candidata a deputada federal, disputou o pleito com o número 4069. Ela recebeu 1.908 votos no Estado, sendo 296 de Uberaba, a segunda cidade onde foi mais bem votada.

Wagner Júnior (PR), que também pleiteou uma cadeira na ALMG, é outro que pode ter perdido votos por conta da semelhança entre seu número e o do candidato a deputado federal pelo partido Valério Neto. Para votar em Wagner era preciso digitar o número 22045, diferente apenas um dígito do seu correligionário que tentou uma cadeira na Câmara com o número 2204. Caixeiro viajante natural de Quartel Geral, no Centro-Oeste de Minas Gerais, Valério teve 508 votos em Uberaba, de um total de 2.310 no Estado. Ele não foi eleito, assim como Wagner Júnior, que recebeu 42.949 no pleito, sendo 26.651 em Uberaba.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por