POLÍTICA

Represa será construída acima da captação, a 15 quilômetros da cidade

Guaritá ressalta que o projeto da represa está pronto há 20 anos e foi desenvolvido por uma das maiores empresas de engenharia do país

Gisele Barcelos
Publicado em 25/10/2014 às 23:08Atualizado em 17/12/2022 às 03:02
Compartilhar

A represa será construída antes da estação de captação no rio Uberaba, a 15 quilômetros da cidade. O modelo permitirá que a reserva seja liberada diretamente no rio para complementar a captação nos períodos de seca.

Outra proposta de barragem foi apresentada para o prefeito Paulo Piau e previa a implantação da estrutura em área da fazenda experimental da Epamig na Univerdecidade, o que facilitaria o processo desapropriação. No entanto, o presidente do Codau, Luiz Guaritá Neto, afirma que a ideia foi descartada devido à análise de custos operacionais, pois a barragem na Univerdecidade ficaria depois do ponto de captação do Codau. “Além de fazer a represa, teríamos um valor alto para redimensionar todo o sistema de captação e de bombeamento”, justifica.

Guaritá ressalta que o projeto da represa no rio Uberaba está pronto há 20 anos e foi desenvolvido por uma das maiores empresas de engenharia do país. Uma área particular precisará ser desapropriada para implantação da estrutura. O presidente do Codau estima que a liberação da área demandará algo em torno de R$2 milhões ao município, mas garante que a relação custo-benefício compensará a escolha.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por