POLÍTICA

Mototaxistas cobram fiscalização de clandestinos com manifestação

Depois de interditar trânsito no centro e seguir para a Prefeitura de Uberaba, o grupo foi atendido pelo secretário de Trânsito, que se encontra hoje com representantes da classe

Gisele Barcelos
Publicado em 24/10/2014 às 23:49Atualizado em 17/12/2022 às 03:03
Compartilhar

Mototaxistas realizaram protesto ontem cobrando fiscalização efetiva no setor para coibir a ação de clandestinos. Cerca de 100 profissionais participaram do ato, que começou na praça Rui Barbosa e depois seguiu até o Centro Administrativo. O grupo solicitou audiência com o prefeito Paulo Piau (PMDB), mas foi recebido apenas pelo secretário municipal de Trânsito, Emanuel Kappel. Uma reunião foi agendada para hoje com o chefe do Executivo.

De acordo com o presidente do Sindicato dos Mototaxistas, Nivaldo Pereira da Fonseca, vários profissionais tiveram gastos altos para se regularizar e exercer a atividade no município, porém os clandestinos continuam no mercado por causa da ausência de fiscalização por parte da Prefeitura. “Só a placa custou R$1.500 e ainda tivemos despesas com taxas, documentos e padronização visual da moto. Agora quem não teve nenhum custo também está trabalhando normalmente. É uma concorrência desleal”, argumenta.

Na reunião com a categoria, Kappel explicou que o efetivo da Guarda Municipal estava reduzido devido à realização de cursos obrigatórios e o trabalho de fiscalização foi prejudicado nas últimas semanas. Segundo ele, os guardas retornarão às ruas com o término dos cursos e também está sendo concluído o processo seletivo para contratação de agentes de fiscalização de trânsito para reforçar o controle.

O titular do Trânsito também agendou reunião para hoje com representantes da categoria e o prefeito, onde discutirão fiscalização mais efetiva no que tange aos irregulares. Conforme o secretário municipal de Governo, Wellington Cardoso, um estudo já está em andamento para endurecimento da lei que regulamenta o serviço de mototáxis e a fiscalização da atividade.

A princípio, 657 placas de mototáxi foram disponibilizadas no município em concorrência pública. Até agora, 400 mototaxistas têm permissão e outros 100 estão concluindo o processo de regularização, após a abertura de três processos licitatórios para preencher as vagas remanescentes. Não há informação se outra licitação será realizada para ofertar o restante das placas.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por