POLÍTICA

Seis professores se inscrevem para integrar lista tríplice na UFTM

Conselho Universitário da UFTM divulgou a relação dos candidatos inscritos para integrar a lista tríplice para efeito de nomeação do reitor

Marconi Lima
Publicado em 21/06/2018 às 22:59Atualizado em 17/12/2022 às 10:47
Compartilhar

Conselho Universitário da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) divulgou a relação dos candidatos inscritos para integrar a lista tríplice para efeito de nomeação do reitor da UFTM para gestão 2018-2022. Foram seis professores inscritos.

O Consu se reunirá na segunda-feira (25) pela manhã, em sessão extraordinária, para a escolha dos nomes que vão compor a lista a ser encaminhada ao Ministério da Educação. De acordo com a Resolução 9 do Consu, para a realização da reunião deverá ser observado o quórum mínimo de 2/3 dos membros do conselho. A votação será uninominal e por escrutínio secreto.

Inscreveram-se para a lista tríplice os professores Cláudio Roberto Simon, Fábio César da Fonseca (vencedor da consulta acadêmica), Luiz Fernando Resende dos Santos Anjo, Norma Lúcia da Silva, Patrícia Maria Vieira e Pedro Jorge Zany Pampulim Martins Caldeira.

Pela consulta acadêmica, após apuração, a Chapa 2 acabou sagrando-se vencedora com 3.187 votos (50,47% dos votos válidos) e a Chapa 1, com 2.649 votos (49,53% dos votos válidos).

Embora sejam tratados como eleições, talvez esse não seja o nome mais adequado para os processos de escolha dos reitores nas universidades públicas. Na verdade, trata-se de consultas à comunidade acadêmica. O que diferencia essa consulta de um processo de eleição normal é que seu resultado final não garante, automaticamente, que o vencedor será empossado reitor. A escolha, de fato, do novo reitor acontece após a consulta.

O Conselho Universitário, instância máxima de deliberação dentro da universidade, elabora uma lista com três nomes, a lista tríplice, e a encaminha ao Ministério da Educação (MEC). É esse o órgão que se encarregará de nomear o novo reitor. O MEC, habitualmente, costuma indicar o vencedor da consulta. A escolha dos reitores das universidades federais é regulada pelo Decreto 1.916, de 1996.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por