POLÍTICA

Lerin revela estudos da Receita para fechar a delegacia local

De acordo com ele, a possibilidade vem sendo discutida sem muito alarde na Superintendência Regional, em Belo Horizonte. Temos que unir esforços e evitar que isso aconteça, disse ele

Daniela Brito
Publicado em 22/11/2017 às 07:22Atualizado em 16/12/2022 às 08:53
Compartilhar

Arquivo

Unidade da Receita Federal de Uberaba pode ser transformada em posto de atendimento, de acordo com estudo que estaria em andamento

Deputado Antônio Lerin (PSD) revela estudos em andamento visando ao fechamento da Delegacia da Receita Federal de Uberaba. De acordo com ele, a possibilidade vem sendo discutida sem muito alarde na Superintendência Regional, em Belo Horizonte. “Temos que unir esforços e evitar que isso aconteça”, defende o parlamentar.

Lerin revela que a proposta, que objetiva reduzir custos, é centralizar os serviços na Delegacia Regional de Uberlândia. Já em Uberaba, a Receita Federal se transformaria apenas em posto de atendimento. Porém, ele avalia a possibilidade como absurda. Conforme explica, embora a densidade populacional seja maior, Uberlândia não possui sede própria da Receita Federal, o que faz deste estudo algo inviável, se for levar em consideração o fator econômico. “Lá, o órgão funciona em imóvel alugado”, diz o deputado. Já a Delegacia Regional de Uberaba possui sede própria.

Ainda hoje Lerin tem reunião agendada com diretores da Receita Federal, em Belo Horizonte, para buscar mais informações sobre estes estudos. Ele também mobilizou várias lideranças classistas e o governo estadual – por meio das secretarias de Governo e da Fazenda. Ele diz que não quer travar nenhuma disputa entre as cidades, mas trabalhar para manter os direitos de Uberaba.

O assunto foi levado ao plenário da Câmara Municipal de Uberaba pelo vereador-presidente Luiz Humberto Dutra (PMDB). Ele apresenta requerimento na sessão ordinária do Legislativo, nesta quarta-feira, solicitando que seja enviado ofício a todos os deputados federais e estaduais da cidade cobrando empenho de cada um para que evite que tal medida seja adotada pela Receita. No entendimento de Dutra, a extinção da delegacia seria um grande prejuízo a Uberaba, pois coloca em risco até mesmo a Estação Aduaneira da cidade, que será de fundamental importância para projetos futuros como a ZPE e o Aeroporto Internacional de Cargas.

Delegado admite estrutura defasada, mas nega fechamento da unidade

Delegado Regional da Receita Federal, Mauro Luiz de Oliveira nega qualquer tipo de movimentação visando ao fechamento da Delegacia Regional de Uberaba. Ele reconhece que a estrutura física do órgão está defasada, tendo em vista os avanços tecnológicos, que permitem que os processos sejam totalmente eletrônicos e as fiscalizações por meio de sistemas. “Pela atual forma de trabalho, não justifica a estrutura física existente. Pode haver custos desnecessários. Há estudo e projetos de remodelar a forma de trabalhar para o futuro, mas isso não vai envolver, neste momento, a extinção de unidades”, garante.

Segundo o delegado, esta situação ocorre em todo âmbito nacional e não apenas em Uberaba, assegurando que não há nenhuma possibilidade de a Delegacia Regional da RF ser fechada na cidade. A informação do delegado é confirmada pela assessoria de comunicação da Receita Federal em Minas Gerais. O regimento interno do órgão, alterado recentemente, mantém as delegacias regionais de Uberaba e de Uberlândia.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por