POLÍTICA

Saúde confirma 2 casos de zika na cidade; outros 14 são investigados

Uberaba tem dois casos de zika vírus confirmados este ano. Ao todo, 14 suspeitas da doença foram notificadas na cidade até o momento

Gisele Barcelos
Publicado em 17/07/2018 às 22:31Atualizado em 17/12/2022 às 11:37
Compartilhar

Uberaba tem dois casos de zika vírus confirmados este ano. Ao todo, 14 suspeitas da doença foram notificadas na cidade até o momento, mas 10 já foram descartadas. Outros dois casos continuam em investigação e aguardam resultado de exames.

Segundo o diretor de Vigilância Epidemiológica, Robert Boaventura, um dos casos positivos de zika vírus se trata de uma gestante, de 21 anos, cuja suspeita foi diagnosticada no terceiro trimestre da gravidez. Ele informa que o bebê nasceu em maio e estava fisicamente normal, sem sintomas da doença. “A Secretaria de Saúde fará o acompanhamento da criança até dois anos de vida”, acrescenta.

O segundo caso positivo registrado foi em um recém-nascido. A mãe apresentou sintomas de zika, mas teve resultado negativo de exames. Mesmo assim, foi constatada cicatriz sorológica de zika no fragmento da placenta após o nascimento do bebê.

Além disso, Uberaba tem nove suspeitas de febre chikungunya notificadas até o momento. Por enquanto, nenhum caso da doença foi confirmado. Em Minas Gerais, 10.051 casos prováveis de chikungunya foram registrados, concentrados na região do Vale do Aço.

Quanto à dengue, a cidade totaliza 2.521 notificações. O número parcial de ocorrências já supera o total do ano passado, quando 1.722 pacientes tiveram suspeita da doença.

Por enquanto, apenas 218 casos de dengue foram confirmados e uma morte causa por complicações da doença. Não há outras mortes em investigação e nem paciente internados em estado grave. Em 2017, foram 104 diagnósticos positivos e um óbito.

Em 2018, até o momento, Minas Gerais registrou 22.901 casos prováveis (casos confirmados + suspeitos) de dengue. No Estado, cinco óbitos foram confirmados nos municípios de Arcos, Conceição do Pará, Contagem, Uberaba e Moema. Há 11 mortes ainda em investigação para dengue.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por