POLÍTICA

Tribunal de Contas recomenda Estado a evitar atrasos em repasses do ICMS

TCE-MG recomendou ao governo de Minas que evite atrasos nos repasses relativos à cota-parte do ICMS aos municípios

Gisele Barcelos
Publicado em 14/07/2018 às 22:16Atualizado em 17/12/2022 às 11:28
Compartilhar

Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE-MG) recomendou ao governo de Minas que evite atrasos nos repasses relativos à cota-parte do ICMS aos municípios. O documento foi encaminhado ao subsecretário do Tesouro Estadual, Paulo de Souza Duarte, e ao superintendente Central de Administração da Secretaria de Estado da Fazenda (SEF), Geber Soares de Oliveira, esta semana.

A medida foi em resposta à denúncia protocolada em 2016 pela Associação Mineira de Municípios (AMM) contra o atraso nos repasses estaduais. O relator do processo, conselheiro Mauri Torres, votou pela emissão de recomendação aos agentes públicos para que concentrem esforços para evitar atrasos nos repasses aos municípios da cota-parte do ICMS destinada ao Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação) e também efetuem o pagamento de juros decorrentes dos atrasos. O voto foi aprovado pelos outros dois membros da Corte.

Na decisão, entretanto, nenhuma punição financeira foi aplicada. A alegação foi que o Estado justificou o atraso ocorrido pela insuficiência financeira, além de manifestar que os juros foram devidamente pagos por iniciativa do próprio Poder Estadual.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por