POLÍTICA

Secretário confirma articulações para revisão da planta de valores

Wellington Fontes confirma que articulações estão em andamento para colocar o projeto de revisão novamente na pauta de votação da CMU

Gisele Barcelos
Publicado em 20/03/2018 às 23:06Atualizado em 16/12/2022 às 05:26
Compartilhar

O secretário municipal de Finanças, Wellington Fontes, confirma que articulações estão em andamento para colocar o projeto de revisão da planta genérica de valores novamente na pauta de votação da Câmara Municipal. A proposta começou a ser discutida em plenário no ano passado, mas houve resistência quanto ao impacto no IPTU e a matéria acabou sendo engavetada.

A retomada do projeto para votação foi antecipada na coluna Alternativa na semana passada. A previsão é que a revisão da planta genérica de valores seja votada ainda este mês na Câmara Municipal. Se aprovado, o reajuste já poderá ser aplicado no IPTU a partir de 2019.

A revisão da planta genérica começou a ser debatida em plenário no fim do ano passado. Uma emenda inclusive foi apresentada para estabelecer a aplicação parcelada do reajuste do metro quadrado nos cálculos do IPTU até 2020. Entretanto, mesmo com o parcelamento, os parlamentares questionaram o percentual para atualização da planta genérica e a votação foi adiada, com a retirada do projeto da pauta.

Pela proposta discutida na Câmara, O índice médio de reajuste da planta genérica gira em torno de 60%. O percentual, entretanto, não seria aplicado de forma linear para todos os imóveis da cidade, pois a revisão apontou bairros com valorização, mas também locais onde houve desvalorização do metro quadrado e os contribuintes seriam beneficiados com redução do imposto por causa da queda da base de cálculo.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por