POLÍTICA

Saúde da Família passa por avaliação do governo federal

Uberaba agora aguarda o resultado da análise do governo, que embasará os cálculos do incentivo financeiro a ser destinado ao município este ano

Gisele Barcelos
Publicado em 14/01/2018 às 11:45Atualizado em 16/12/2022 às 07:15
Compartilhar

Reprodução

Equipes devem ser qualificadas para obter o auxílio financeiro federal

Inseridas no Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (Pmaq), equipes de Saúde da Família em Uberaba passaram por avaliação in loco do governo federal no fim do ano passado. O município agora aguarda o resultado da análise, que embasará os cálculos do incentivo financeiro a ser destinado ao município este ano.

A diretora de Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde, Elaine Vilela, explica que é necessário cumprir as metas de melhoria na prestação de serviço para obter o auxílio financeiro federal. Ela explica que os técnicos do Ministério da Saúde estiveram em todas as unidades básicas, inclusive da zona rural, para ouvir os profissionais e fazer entrevistas com os usuários para verificar a situação local. “Agora estamos aguardando o resultado para saber qual será o valor do repasse”, salienta.

As equipes do PSF e as unidades podem ser classificadas como acima da média, medianas ou abaixo da média. A diretora pondera que, além do recurso financeiro, o desempenho na avaliação oferece um diagnóstico para direcionar as ações de gestão. “Serve como um norte, pois podemos identificar onde estão as nossas falhas e o que precisamos melhorar”, reforça.

A avaliação externa representa 60% da nota final da certificação no Pmaq. Outros 30% são referentes à análise dos indicadores contratualizados e 10% da implementação de processos autoavaliativos.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por