Publicidade Rdio JM
Canais Facebook Twitter RSS RSS
Play Store App Store Estúdio Ao vivo
EDIÇÕES ANTERIORES:
 | 
BUSCA:     

 
POLTICA
Tamanho do texto: A A A A
Gisele Barcelos - 19/10/2017

Multas de trnsito podero ser quitadas com cartes

Compartilhar:

Foto/Reprodução

Pagamento de multas por meio de cartões vai facilitar e, na avaliação do secretário Wellington Ramos, é bom para as duas partes

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) publicou ontem resolução que permite o uso de cartões de crédito e débito para o pagamento de multas de trânsito. Os valores poderão ser parcelados no cartão de crédito ou cobrados em cota única no débito.

Até então, só multas aplicadas em veículos registrados no exterior podiam ser pagas com cartão de débito ou crédito. Agora, cada órgão de trânsito poderá habilitar operadoras para oferecer o serviço. O conselho aponta que a medida objetiva aperfeiçoar o processo de cobrança e quitação de débitos.

A resolução já está em vigor, mas a alternativa só estará disponível aos motoristas quando os órgãos de trânsito - Detrans, Departamento de Estradas de Rodagem (DER) e Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) - firmarem acordos com operadoras de cartão para habilitá-las a oferecer o serviço. A adesão não é obrigatória.

Até o momento o Detran de Minas Gerais ainda não confirmou se irá adotar a nova forma de cobrança. Em nota, a assessoria de imprensa posicionou que o órgão ainda "está estudando meios para a implantação do parcelamento das multas de competência do órgão".

O secretário municipal de Defesa Social, Trânsito e Transportes, Wellington Cardoso Ramos, disse ser favorável ao uso dos cartões. No entanto, ele reforça que a aplicação em Uberaba depende do posicionamento do Detran. “Entendemos que facilitar o pagamento é sempre bom para as duas partes: o município e o contribuinte. Agora depende da adequação do Detran à nova regra”, posiciona. Ramos acrescenta que, sem a resposta do departamento, não é possível especificar prazo para oferecer a opção de pagamento com cartões e nem definir se o funcionamento seria apenas em sites específicos ou por máquinas de cartão.

Detalhes. Pela resolução, o parcelamento no cartão de crédito poderá englobar uma ou mais multas de trânsito. O órgão de trânsito receberá o valor integral no momento da operação e, então, procederá com a regularização do veículo.

Caso a divisão do valor em parcelas gere cobrança de juros, o acréscimo deverá ficar a cargo do titular do cartão, que deve ter acesso a informações sobre custos operacionais antes da efetivação da operação de crédito. Já as operadoras arcarão com possíveis atrasos.

De acordo com a norma, não poderão ser parcelados os seguintes tipos de débito: as multas inscritas em dívida ativa; os parcelamentos inscritos em cobrança administrativa; os veículos licenciados em outras unidades da Federação; e multas aplicadas por outros órgãos autuadores que não autorizam o parcelamento ou arrecadação por meio de cartões de crédito ou débito.



OUTRAS NOTCIAS


Cmara retoma votaes em plenrio com meta de limpar a pauta de 2017 (22/11)
Municpio faz novo parcelamento com Ipserv para obter certificado (22/11)
rea da fazenda Cassu escolhida para implantar o cemitrio-parque (22/11)
Delegado admite estrutura defasada, mas nega fechamento (22/11)
Lerin revela estudos da Receita para fechar a delegacia local (22/11)
TRF2 ordena nova priso de Picciani, Melo e Albertassi aps deciso da Alerj (21/11)
Tribunal nega absolvio sumria de Marisa Letcia (21/11)
Pesquisa revela que 59% das empresas investiram em compliance aps a Lava Jato (21/11)
Guardas municipais e de trnsito vo poder ter aposentadoria especial (21/11)
Greve dos Tcnicos Administrativos da UFTM permanece por tempo indeterminado (21/11)
Porta-Voz traz novas nomeaes de concursos pblicos (21/11)
Prorrogada MP que facilita renegociao de dvidas com a Unio (21/11)
Pesquisa do Unicef aponta que 82% das crianas do Brasil temem a violncia (21/11)
Senado pode votar hoje voto distrital misto e mais recursos para a sade (21/11)
Negros ocupam apenas 4,7% dos cargos de liderana nas empresas, indica pesquisa (20/11)
Municpio quer trocar rea com a Ceasa para construir complexo poliesportivo (20/11)
Comisso da ALMG garante a inadimplente receber diploma (20/11)
PMU reconhece dvida com Ipserv e parcela R$ 3 milhes em 60 meses (20/11)
FGV vai usar expertise para captar investidor privado (20/11)
Grupo que tenta salvar planta de amnia inicia trabalhos amanh (20/11)




EDIÇÃO DE HOJE
Edição de Hoje

ENQUETE
A pouco mais de dois meses antes do fim do prazo, cerca de metade dos uberabenses ainda no fez o cadastramento biomtrico. Quem no realizar o procedimento ter o ttulo cancelado. Voc j fez o seu?





JM FORUM
Com a aproximao da Black Friday (24/11), muitas empresas esto divulgando descontos para atrair os consumidores. Como voc pretende aproveitar as oportunidades?
Comentar


AS EMPRESAS DO GRUPO JM DE COMUNICAÇÃO
JM Magazine JM Online JM JM Extra JM Rádio Vitória
Todos os direitos reservados ao Jornal da Manhã © 2017